Depois de finalizar a integração da Extrafarma à sua operação, chegou a hora de as Farmácias Pague Menos voltarem a acelerar seu projeto de expansão. Em entrevista ao InfoMoney, o CEO Jonas Marques afirmou que a meta é abrir ao menos 50 novas lojas.
“No próximo ano, vamos inaugurar mais lojas do que a somatória de 2023 e 2024”, declarou o executivo. Apesar de apontar que chegou a hora de aumentar o ritmo, ele faz uma ponderação.
Marques afirma que crescer não será o único desafio: o objetivo é avançar também na meta de desalavancagem. “Vamos abrir o máximo de lojas que respeite esse ritmo”, afirma.
Farmácias Pague Menos farão expansão estratégica
Outro ponto de atenção revelado por Marques diz respeito à localização das novas lojas. Segundo o CEO, existem regiões onde os resultados podem ser melhorados. “São nessas localidades em que estamos focando. É fundamental abrir loja no lugar certo”, aponta.
No que diz respeito ao projeto de conversão de bandeiras da Extrafarma, 20 unidades já mudaram de cara, enquanto outras 20 também passarão pelo processo. Nas lojas que já atuam sob a nova marca, houve um crescimento médio de 25% nas vendas mensais.
Expansão também no digital
Enquanto a Pague Menos planeja seus movimentos para acelerar o crescimento físico, no digital, os primeiros passos já estão sendo dados. A rede de farmácias firmou uma parceria com a Mignow para migrar ao SAP S/4HANA.
Por meio da solução, a varejista poderá otimizar seus custos, além de melhorar sua eficiência e conformidade regulatória. Todo o processo levou quatro meses. “Tudo foi feito no timing ideal para que a migração ocorresse com êxito e total segurança”, comenta o vice-presidente de tecnologia e informação, Robledo Castro.