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Farmácias puxam faturamento de R$ 2,6 bi da Coop

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Farmácias puxam faturamento de R$ 2,6 bi da Coop

No dia em que apresentou Pedro Luiz Ferreira de Mattos como novo diretor geral (foto), a Coop – Cooperativa de Consumo revelou um faturamento recorde de R$ 2,65 bilhões em 2021. E a divisão de farmácias foi o principal motor dessa expansão.

Depois de se consolidar no setor supermercadista, o grupo iniciou sua aposta no negócio de farmácias a partir de 2013. Hoje, graças ao crescimento de 12,4% frente a 2020 e uma receita de R$ 504 milhões, a Coop já faz parte do seleto rol de 20 empresas com maior faturamento no varejo farmacêutico nacional. Detalhe: é  a única desse ranking com atuação em apenas um estado.

A rede ganhou 23 novas unidades no ano passado e hoje está presente em 23 municípios do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana e o interior. Mantém 78 PDVs farmacêuticos, entre lojas de rua e farmácias dentro de supermercados ou galerias comerciais.

Foco em novos produtos e serviços nas farmácias

A Coop estabeleceu como prioridade incrementar o atendimento nas farmácias, apostando em categorias como a de dermocosméticos e serviços clínicos. Outro bom exemplo é a loja flagship situada em Santo André,  que conta com a sala de assistência farmacêutica Neo Care, onde administra exames de glicemia e pressão arterial, testes rápidos e vacinas. O espaço é fruto de uma parceria com a Neo Química e a franquia de saúde Ponto Care.

E para encorpar essa operação, foi criado também um programa de valorização dos farmacêuticos, pelo qual a empresa custeia integralmente a pós-graduação desses profissionais em prescrição farmacêutica e farmácia clínica, a partir de um convênio com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Desde o início da sua trajetória, em 1954, a companhia atua com base no conceito de cooperativismo, que preconiza o retorno dos lucros aos seus cooperados, que hoje somam 900 mil. Antes restrita a uma central de compras dos profissionais da Rhodia, a Coop permite atualmente que qualquer consumidor se associe a esse modelo, sem arcar com nenhuma taxa de adesão.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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