fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmácias são a favor de uso de autoteste para Covid-19

362

Farmácias são a favor de uso de autoteste para Covid-19

O Ministério da Saúde vai pedir à Anvisa a autorização para uso de autoteste para a detecção da Covid-19 no Brasil ainda nesta semana. Atualmente, devido a uma resolução da agência, não é permitido no país o uso de testes caseiros. Em entrevista ao O Globo, o presidente da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, disse que aprova a liberação para venda, desde que a regulamentação seja rigorosa, seguindo todos os cuidados necessários. “Senão, podemos correr o risco de ter péssimos kits, de qualidade duvidosa, circulando na internet”, afirma.

Questionado se a possível liberação pode impactar as farmácias de alguma forma, já que diversas redes fazem os testes, Barreto acredita que não. “É um algo “a mais” para a autogestão da população. O teste com laudo emitido por profissional continua importante para garantir a procedência, acesso a locais públicos, eventos etc. Os grandes fabricantes de testes rápidos feitos nas farmácias já têm versão de autoteste”.

O debate sobre a liberação de uso de autoteste de Covid-19 no Brasil tem crescido nos últimos dias em função da alta procura por testes tanto nas farmácias como nos postos de saúde e laboratórios.  A variante ômicron, que tem elevado o número de casos da doença, também fez aumentar a demanda por testes rápidos nas farmácias, que já apresentam dificuldades no agendamento.

O autoteste rápido no Brasil é liberado para gravidez e diabetes. Para Covid, é feito nos Estados Unidos e países da Europa. Em alguns lugares, é possível comprá-lo na farmácia, sem receita médica. Em outros, ele é disponibilizado gratuitamente pelo governo.

Falta de insumos

Já a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alerta que a procura global pelos testes de Covid está forçando a capacidade de produção de insumos e reagentes, o que provocará uma escassez no país.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/china-deve-liderar-mercado-farmaceutico-global/

 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação