Redes do varejo farmacêutico vêm registrando aumento médio de até 19% na receita com a adesão ao sistema de gestão comercial da IPDV – Inteligência Estratégica em Sistemas. A solução otimiza oportunidades no PDV e no ambiente digital, permitindo o acompanhamento virtual de ações de trade marketing.
A estimativa partiu de Sullivan Junior (foto), gerente comercial e de marketing da IPDV, e leva em conta a média de resultados dos mais de 10 mil PDVs atendidos pela empresa, que gerencia em torno de R$ 1,5 bilhão em ações de vendas. Grupos como RaiaDrogasil (RD) e Droga Leste já aderiram à plataforma.
A IPDV iniciou operações em 2009 e também conta com soluções customizadas para a indústria farmacêutica. “A relação colaborativa entre fabricantes e varejistas assume outro nível quando se tem uma visualização clara dos resultados do investimento comercial, substituindo controles mais convencionais e viabilizando o alinhamento preciso do budget aos indicadores de cada loja”, assegura Sullivan Junior.
As soluções desenvolvidas pela IPDV vêm proporcionando ganhos expressivos aos seus clientes:
- 12% mais produtividade sobre o budget
- 17% menos custos operacionais
- 33% mais efetividade nos acordos e ações
- 56% de redução nos erros
- 84% de redução nos prazos de pagamento
- 100% de redução em compliance
Sistema de gestão comercial gera crescimento exponencial
O sistema de gestão comercial da IPDV possibilita a atualização, em tempo real, do calendário promocional e de verbas comerciais dos clientes e fornecedores. Está configurado para integração plena com os ERPs da farmácia e também com programas de monitoramento de indicadores, como os da IQVIA, SAP e Power BI.
A solução dedicada ao varejo chama-se (Gestão e otimização de oportunidades no PDV e Digital) (GOP). Por meio dela é possível segmentar informações por cliente, região ou tipo de investimento e conferir o status dos acordos comerciais já finalizados e em andamento, seja na loja física ou no ambiente do e-commerce.
Além disso, indústria e PDV podem travar contato direto pela ferramenta, com validação dos contratos e assinatura online, o que otimiza tempo e garante mais transparência. “O lojista pode avaliar quais espaços estão ociosos para comercialização, quais deles são mais rentáveis e, assim, trabalhar sua estratégia da maneira mais assertiva. E basta uma pequena estrutura para gerir as informações”, complementa.
Outro sistema auxilia indústria a aferir resultado
A Gestão e Otimização de Verbas Comerciais) (GVC) é a solução focada na indústria e que já ganhou adesão de mais de 25 fabricantes, entre os quais Apsen, Libbs e Sanofi. “O sistema concentra todas as ações que o cliente tem ativas, incluindo a estratégia de ocupação de espaços no PDV, a margem de contribuição e gestão de receitas. O cliente ainda pode ter total visibilidade do ROI”, explica.
“Auditar os resultados dessas ações é uma das maiores dores do setor. Centralizar os dados em uma só plataforma desburocratiza esse processo”, acrescenta.
IPDV estreará na Abradilan
Para disseminar seus sistemas junto ao varejo farmacêutico, a IPDV participará, pela primeira vez, do Abradilan Conexão Farma. Nos três dias de evento, a companhia contará com um estande para interagir com os congressistas.
Os interessados poderão visitar a empresa na rua I, espaço ABD, estande B03. O e-mail comercial@ipdvonline.com.br também está disponível para contato.
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