Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Farmais projeta faturar primeiro bilhão em 2023

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmais
Foto: Divulgação

Há três anos, um grupo de 32 franqueados lidera a reestruturação da Farmais após a falência do grupo Brasil Pharma, em 2019. Desde 2021, o grupo de franqueados adquiriu e manteve o nome da rede, que atualmente conta com 220 lojas. De lá para cá 55 unidades já foram inauguradas. As informações são da Exame.

A restruturação tem dado sinais de eficiência. A rentabilidade das lojas aumentou e a rede registrou um faturamento de R$ 870 milhões em 2022. Quando eles assumiram, o faturamento era de R$ 600 milhões. Para 2023, a expectativa é alcançar o primeiro bilhão.

Novo modelo de franquia impulsiona expansão da Farmais

Os novos sócios também estabeleceram um novo contrato de franquia, atualizando cláusulas e termos financeiros. Uma das medidas adotadas foi a redução dos royalties pela metade.

A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil. O segundo modelo tem sido o foco da franquia.

“Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado desde 1998. O objetivo da rede é estar presente em todos os Estados brasileiros. Atualmente, a marca está em nove. São Paulo é o estado que concentra 70% das operações da rede.

Para impulsionar as vendas, a rede investiu cerca de R$ 1,5 milhão na criação de um aplicativo que integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente.  O objetivo é impulsionar as vendas online a partir do segundo semestre, atingindo um faturamento de R$ 5 milhões por mês no e-commerce.

Outra tendência do setor adotada pela rede foi a criação da marca própria chamada Etterna, composta por 45 produtos entre suplementos e itens de perfumaria. A linha já representa um incremento de R$ 1 milhão por mês no faturamento das unidades. A expectativa é chegar a 100 produtos até o ano que vem.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!