A administradora de redes de farmácias Farmarcas atingiu um faturamento de R$ 8,3 bilhões em 2023, em comparação com os R$ 7 bilhões em 2022, crescimento de 19,09% segundo a IQVIA. Já o varejo farmacêutico brasileiro experimentou um crescimento de 8,2% no último ano, marcado por uma ligeira desaceleração.
“O ano de 2023 foi desafiador para o mercado. Embora o crescimento, que nos anos anteriores era consistentemente de dois dígitos, tenha sido um pouco inferior, na Farmarcas continuamos a nos destacar devido ao nosso modelo de negócios em constante evolução. Exemplo disso é a continuidade do processo de digitalização 360° de nossos estabelecimentos. Os desafios foram significativos, mas os resultados comprovam nossos acertos no ano passado”, avalia o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.
Farmarcas abrirá 144 novas lojas
O ano também foi positivo em termos de abertura de novas lojas, totalizando 144 pontos inaugurados. Com isso, a empresa encerrou 2023 com 1.577 farmácias, e as expectativas para 2024 indicam a repetição do crescimento, com a abertura de mais 144 lojas.
“Os números ganham ainda mais relevância quando se compreende que as farmácias associadas à Farmarcas estão ampliando cada vez mais seus espaços. Os novos pontos comerciais, em sua maioria, integram o projeto esquinas sensacionais, caracterizados por suas estruturas amplas e estacionamentos de qualidade”, explica Paulo Costa, diretor executivo da empresa.
Para se destacar em um mercado altamente competitivo, a empresa concentrou esforços em impulsionar a digitalização dos processos, abrangendo todas as áreas do estabelecimento, desde consumidores até lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa.
“Nosso foco está em um amplo planejamento, antecipando as tendências de mercado. É interessante notar que, independentemente da situação econômica do país, o faturamento de nossas redes continua a aumentar. O mais importante é que crescemos acima da média do mercado de forma sustentável”, destaca Tamascia.