Marca do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Santa Catarina, a farmaSesi conta com 77 PDVs em 40 municípios. Mas diferentemente dos planos de expansão do varejo tradicional, a rede decidiu mirar em outra estratégia de crescimento.
A rede planeja ampliar a implementação de armários digitais, os chamados lockers para retirada das compras via e-commerce, WhatsApp, televendas e aplicativo. Ao todo são 20 armários posicionados dentro das grandes indústrias catarinenses e a meta é dobrar esse número até o fim do ano.
A farmaSesi foi a primeira rede catarinense a contar com a entrega via lockers, em 2018, por meio de uma tecnologia importada da Alemanha. “O objetivo é atender o colaborador da indústria para que ele não precise sair do trabalho e dirigir-se a uma farmácia para ter acesso a medicamentos e produtos de higiene e beleza”, contextualiza Cleci Faria, gerente executiva dos serviços de farmácia e alimentação do Sesi.
Segundo a executiva, o objetivo é que os armários digitais passem a atender também a comunidade local que compra no e-commerce da rede. Para isso, algumas unidades serão instaladas em frente às lojas. “O foco principal do nosso negócio é promover a adesão ao tratamento aos funcionários da indústria catarinense e enxergamos os lockers como uma forma de agilizar e garantir o acesso aos medicamentos que ele precisa”, ressalta.
Por isso mesmo, a expansão não está atrelada à abertura de novas lojas físicas ou ao aumento da participação das vendas online. “Pela nossa vinculação à indústria, temos um viés muito mais direcionado para a sociedade, no qual todo o investimento é realocado na operação. Parte do lucro revertemos para a ampliação dos serviços de educação e saúde do sistema Fiesc e o restante é reinvestido no negócio, acrescenta Cleci.
farmaSesi aposta nos convênios com a indústria
Com uma ampla carteira de empresas e indústrias conveniadas, boa parte das suas vendas são provenientes da parceria entre farmaSesi e seus conveniados. “Cerca de 18% da população do Estado tem acesso aos medicamentos por meio de programas que oferecem descontos especiais aos trabalhadores da indústria e comunidade em geral”, pontua.
Com 16 mil SKUs, a rede não possui um centro de distribuição, mas trabalha com as maiores distribuidoras do Brasil. Cada loja mantém estoque próprio, e um sistema automatizado de compras determina a quantidade e os itens necessários para aquele PDV e verifica a que tem o menor preço entre as distribuidoras parceiras. Posteriormente, cabe à distribuição efetuar a entrega ponto a ponto em até 24 horas.
Foco em serviços de orientação comunitária
Com viés fortemente atrelado à prevenção, a farmaSesi lançou em 2022 o movimento Saúde, bem-estar e acolhimento (SBA), com a meta de incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis. A iniciativa consiste em campanhas educativas sistemáticas e serviços gratuitos para a comunidade, oferecidos nas farmácias da rede.
A ação chama a atenção para diversos aspectos, como uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e o cuidado com a saúde mental.A rede tem 20 unidades que oferecem serviços gratuitos de assistência farmacêutica com verificação da glicemia capilar, aplicação de medicamentos injetáveis, colocação de brincos, verificação de temperatura corporal e de pressão arterial. Há dois anos também passou a oferecer serviço de vacinação em 16 lojas, com foco em municípios que, pela capilaridade, conseguem atender a população de cidades vizinhas.
O próximo passo é entrar no mercado de testes rápidos, com o objetivo de ampliar a gama de serviços para a comunidade de trabalhadores da indústria.
farmaSesi
Fundação: 1961
Área de atuação: SC
Presença: 40 municípios
Número de lojas: 77
Número de colaboradores: 900