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Faturamento da Eurofarma chega a R$ 8 bilhões

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faturamento da Eurofarma
Divulgação: Eurofarma

O faturamento da Eurofarma atingiu recorde de R$ 8 bilhões em 2022, com ganho de mercado em todas as unidades de negócios e avanço percentual de 13,3% em relação ao ano anterior. Os dados constam do balanço anual da farmacêutica, que a área de relações com investidores divulgou nesta terça-feira, dia 28.

As operações no Exterior vêm sendo uma das alavancas desse crescimento e já respondem por 16% da receita líquida. A companhia atua em 22 países e iniciou em 2022 incursão em novos continentes, como África e América do Norte. Foi, inclusive, o primeiro laboratório brasileiro e estrear operações nos Estados Unidos.

Neste primeiro trimestre, a farmacêutica deu mais um passo para crescer no Exterior, com a compra da Genfar, fabricante colombiana de genéricos que pertencia à Sanofi.

Ampliação fabril respalda faturamento da Eurofarma

Para sustentar o faturamento da Eurofarma e os planos de ampliar operações no Exterior, a companhia angariou recursos junto ao International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial. Ao todo, a farmacêutica levantou US$ 150 milhões, que financiarão parte da nova fábrica em Montes Claros (MG).

Com o aporte, a expectativa é que a nova planta fabril esteja ativa em 2024 e a produção terá como prioridade antibióticos, comprimidos e medicamentos hormonais.

Além disso, o laboratório vai reforçar sua atuação em Itapevi, no interior paulista. A fábrica será o hub de produção de vacinas contra a Covid-19, parceria com a aliança entre Pfizer e BioNTech. A estimativa é que sejam fabricadas mais de 100 milhões de doses para distribuição no Exterior. A Eurofarma assumirá a última etapa da formulação, além de encher os frascos e realizar a embalagem final dos imunizantes, que virão dos Estados Unidos.

A internacionalização ganhou força a partir de 2020, após a compra dos ativos da Takeda. A farmacêutica brasileira desembolsou a bagatela de US$ 161 milhões e iniciou dessa forma sua incursão no México.

Em julho de 2021, o laboratório pagou US$ 51,6 milhões à Hypera Pharma para adquirir um portfólio de 12 medicamentos de prescrição e MIPs comercializados na Colômbia e no México. No fim de 2022, foi a vez de a companhia obter aval da Food and Drug Administration (FDA) para se tornar a primeira farmacêutica brasileira com operações nos Estados Unidos.

Faturamento da Eurofarma sob estímulo da inovação

Um dos impulsos para o faturamento da Eurofarma é a ampliação das margens nos medicamentos de especialidades. Só no ano passado, os aportes em pesquisa e desenvolvimento de remédios inovadores superaram R$ 590 milhões. O pipeline soma mais de 300 projetos, que contam com o suporte de uma equipe dedicada de 500 profissionais.

No ano passado, a Eurofarma lançou mais de 150 produtos na América Latina, o que a credencia como o laboratório líder no ranking de renovação de portfólio no Brasil.

O fundo de venture capital da companhia, o Neuro, também vem merecendo maior volume de investimentos. Oito startups já receberam apoio financeiro e intelectual da Eurofarma por meio desse fundo, incluindo a Ocean Drive.

A empresa catarinense especializou-se na personalização de suplementos e vitaminas e teve acesso a R$ 19 milhões nos últimos dois anos.

Criada em 2016, a startup tem como marca principal a Ocean Drop, de suplementos altamente concentrados em vitaminas, antioxidantes e minerais baseados em nutrientes marinhos. Já a OMV (Oh Minhas Vitaminas) foi lançada em 2021 e permite personalizar suplementos para cada objetivo e necessidade do consumidor.

Após responder um quiz que leva de três a cinco minutos para ser preenchido, a inteligência artificial da Ocean Drop determinará as necessidades do consumidor. Com as informações coletadas e uso de inteligência artificial, são definidas as melhores combinações de suplementos para cada pessoa. A tecnologia considera tipo físico, hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos com a suplementação.

Uma vez que o melhor mix de vitaminas já foi determinado, eles são enviados para a casa do paciente em formato de daily packs, ou seja, embalagens contendo a porção diária de suplementação.

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