
O faturamento da RD Saúde foi superior ao avanço do varejo farmacêutico em 2024, consolidando ainda mais a liderança setorial da rede. Segundo o balanço financeiro correspondente ao quarto trimestre, com os resultados acumulados do ano passado, a companhia somou R$ 41,8 bilhões de receita bruta. O crescimento frente a 2023 foi de 15,1%, enquanto o mercado como um todo evoluiu pouco mais de 12%.
O lucro líquido no período foi de R$ 1,29 bilhão e teve incremento de 16.6% em relação ao ano anterior. A RD ainda aumentou em 0,3 pontos percentuais seu market share, que hoje já chega a 16,5%. “Esse resultado foi impulsionado por um crescimento de 6,5% nas lojas maduras, que pelo quarto ano seguido superou a inflação, com ganho real de dois pontos percentuais”, declara o CEO Renato Raduan, que assumiu o cargo em janeiro deste ano em substituição a Marcilio Pousada.
O ritmo intenso de expansão orgânica, em contraponto à dinâmica de fechamentos de lojas no pequeno e médio varejo, também ajuda a explicar os resultados. A rede de farmácias abriu 300 PDVs no passado, o que respalda os planos de inaugurar de 330 a 350 unidades em 2025. Sua presença estende-se a 619 municípios, abrangendo 66% da população brasileira
Das 319 cidades do país com mais de 100 mil habitantes, a RD está em 313. “Nosso crescimento ocorre de maneira saudável em todos os estados e inclui cada vez mais cidades menores, áreas onde anteriormente não tínhamos presença significativa”, destaca Raduan. De acordo com os dados do balanço, a cobertura geográfica garante, em um raio de 1,5 km, atendimento a 94% da classe A e 81% da classe B1.
Desde 2011, quando a RD foi oficialmente constituída, o faturamento multiplicou nove vezes. “No entanto, ganhamos apenas 7,5 pontos de participação, o que denota um mercado pujante, em franco crescimento, resultante do envelhecimento demográfico do país”, pondera Raduan. A empresa ampara-se em estatísticas do IBGE, segundo as quais mais de 1 milhão de pessoas se tornarão +60 a cada ano, pelas próximas três décadas.
Faturamento da RD acelera com digitalização e serviços
Em paralelo ao investimento em lojas físicas, a digitalização também agrega valor ao faturamento da RD. Em cinco anos, a participação dos canais online no volume de negócios saltou de 2% para 20%. Com 6,4 milhões de usuários mensais, a RD detém 42% de market share digital. Mais de 3/4 da receita (76%) nesse segmento provém dos aplicativos próprios das bandeiras Drogasil e Raia.
Outra frente da companhia, os serviços farmacêuticos levaram a rede a alcançar 38% de market share na venda de vacinas no varejo farmacêutico. Ao todo foram contabilizados mais de 6,3 milhões de atendimentos, incluindo o monitoramento de condições crônicas dos pacientes.