Um feedback objetivo pode até gerar princípios de mal-estar e insatisfação entre os colaboradores, mas pode ser a virada de chave para aprimorar a performance dos seus talentos. E uma pesquisa internacional confirma os efeitos positivos dessa prática.
Segundo análise conduzida pela Universidade de Warwick (EUA), empresas onde os funcionários afirmam receber avaliações construtivas elevaram a produtividade em até 25%. Já o instituto Gallup State of the Workplace Report mostra que 67% dos funcionários que contam com feedbacks periódicos de seus superiores são altamente engajados.
Mas como ter um feedback objetivo
Dar um feedback objetivo exige que o responsável seja capaz de expressar críticas com sensibilidade e encontrar um equilíbrio que motive as pessoas e, não as desestimule. Especialistas da universidade indicaram quatro caminhos para acertar a mão nessa tarefa.
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Planejamento e preparação
Feedback não deve ser dado de forma impulsiva. Prepare-se para possíveis questionamentos e mantenha a calma
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Conheça sua audiência
Adapte a linguagem ao estilo e personalidade da pessoa. Não se trata de um discurso motivacional elaborado, mas sim de uma comunicação clara e direta
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Mais ouvir, menos falar
Introduza a conversa de feedback como um diálogo. Demonstre interesse em ouvir a perspectiva do funcionário sobre como a liderança pode apoiá-lo para melhores entregas. É um encontro de experiências, não um monólogo
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Inicie com o positivo
Comece destacando o que está sendo bem feito. Apresente exemplos concretos para demonstrar reconhecimento. Em seguida, passe para áreas que podem ser aprimoradas. Evite críticas pessoais. O foco deve ser na melhoria contínua, não na culpa