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Seis passos para uma gestão de pessoas campeã

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gestão de pessoasUma boa gestão de pessoas é uma necessidade básica para qualquer líder de equipe. Só com o time motivado e bem capacitado ele conseguirá atingir suas metas de vendas e faturamento.

Em entrevista ao Terra, a professora do Insper e especialista em liderança e gestão de pessoas, Luciana Lima, explica que a transparência é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer estratégia de liderança.

“Quando cada membro da equipe vê como seu trabalho se encaixa no quadro maior, o comprometimento naturalmente segue em alta”, argumenta.

Os seis mandamentos da gestão de pessoas

1- Persevere na meta

Se você deseja uma equipe envolvida, é necessário ser igualmente comprometido com as metas estabelecidas. O gestor deve ser o espelho do empenho que deseja de seus colaboradores.

“Nenhum time vai para frente se o líder não for primeiro”, aponta a especialista em liderança e desenvolvimento de líderes, Lilian Jacubiski. “Não adianta você como líder querer alcançar uma meta, se não está confiante de que a sua empresa e a equipe conseguem cumprir”, completa.

2- Escolha bem as metas

Mas não basta você acreditar em uma meta se ela não for viável para o momento do seu empreendimento.

Assuma apenas aqueles desafios em que você pode mensurar o avanço gradual e que estejam alinhados à realidade de sua farmácia. O importante é o equilíbrio, e buscar não estabelecer metas “fáceis” demais, nem acima das possibilidades.

“Meta muito abaixo da capacidade do profissional deixa o dia a dia desinteressante, enquanto aquelas muito desafiadoras podem ser frustrantes”, exemplifica Luciana.

3- Identifique os pontos de melhoria

Não basta simplesmente oferecer treinamentos e conteúdos para seus colaboradores. É necessário compreender quais são os pontos que demandam atenção especial na atuação de cada profissional.

Além disso, é necessário compreender que atividades motivam mais cada membro de sua equipe e como ele pode se dedicar mais e melhor a esses tipos de tarefas.

“Cada profissional é diferente. Isso é o que torna o papel do líder tão desafiador. Para isso, é preciso ter um nível de proximidade com o time”, afirma.

4- Comunicação é a chave

Seja para alinhar as metas e objetivos, seja para entender o andamento de cada um deles, é necessário ter um olhar muito atento à comunicação. Afinal, compreender o porquê de cada ação já auxilia no engajamento da equipe.

Fora isso, a comunicação é uma via de mão dupla, onde você deve estabelecer um canal aberto para os feedbacks da equipe, assim como esclarecer suas dúvidas sempre que necessário.

5- Feedback é fundamental

Ainda no tema comunicação, é importante reconhecer cada conquista no caminho até a meta, mesmo aquelas consideradas pequenas. Isso melhorará a moral da equipe e aumentará sua motivação.

Um importante ponto destacado por Lilian diz respeito à periodicidade dessa devolutiva. “O líder não pode esperar para dar um feedback às pessoas a cada seis meses. Feedback tem que ser constante”, afirma.

6- Compreenda os fracassos

Contratempos e percalços são inevitáveis, mesmo que você estabeleça a melhor gestão de pessoas possível. O importante é entender que esses são passos necessários no caminho para o sucesso.

Mesmo que o objetivo não seja alcançado no prazo estipulado, é preciso valorizar os avanços que foram conquistados e também o aprendizado acumulado nessa trajetória.

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