Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fim de patentes pode reduzir acesso a mais de 200 medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ameaça de fim de patente gera corrida por registro de medicamento

 

Um estudo inédito da GlobalData, empresa britânica de análise de dados, avalia que a quebra das patentes pode impedir que grandes indústrias farmacêuticas comercializem medicamentos inovadores no mercado brasileiro.

Segundo a avaliação da consultoria, mais de 200 medicamentos aprovados no país entre 2001 e 2006 tendem a sofrer impactos negativos. A GSK seria a mais afetada, pois detém 26% desses remédios inovadores.

Na sequência estão a Novartis (14%) e a Sanofi (11%). Completam o top 5 a Pfizer e a Bayer, cada uma representando 8% dos remédios cuja licença foi suspensa.

 

Patentes Global Data

“Por um lado, a suspensão temporária das patentes estendidas pode abrir campo para o desenvolvimento de medicamentos genéricos, especialmente com foco no combate à Covid-19 e suas variantes. Mas essas grandes farmacêuticas tornam-se incapazes de gerenciar o retorno sobre os investimentos no país, algo impensável para companhias multinacionais”, avalia Sharon Cartic, uma das diretoras associadas da GlobalData.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress