Fiocruz e Takeda se unem por vacina contra dengue

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Fiocruz e Takeda
Foto: Freepik

Fiocruz e Takeda uniram-se para viabilizar a primeira produção nacional da Qdenga, vacina contra a dengue fabricada pela farmacêutica japonesa. A fundação enviou, há mais de 15 dias, um pedido formal no Ministério da Saúde para garantir a transferência da tecnologia necessária para a fabricação no país. As informações são do Valor Econômico.

Noticiada pelo Panorama Farmacêutico, a negociação entre as partes teve início no começo do ano, quando a Fiocruz afirmou ter “conversas inicias” em relação à produção.

A oficialização da parceria auxilia o governo, que tem como meta a redução da dependência do país da indústria internacional de medicamentos. A farmacêutica, por sua vez, reforça participação no Brasil – um de seus mercados mais relevantes. Apenas em 2024, a Takeda destinou ao governo federal ao menos 6,5 milhões de doses, valor que ainda tem um crescimento estimado para o próximo ano, alcançando a marca de 9 milhões.

Parceria entre Fiocruz e Takeda utiliza molde inédito

A união entre a fundação e a farmacêutica é baseada em uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), mecanismo nunca antes usado para a produção da vacina da dengue. A aprovação da parceria depende agora apenas do Ministério da Saúde, que está avaliando a viabilidade do projeto. “Mais informações poderão ser detalhadas após a avaliação da proposta encaminhada”, informa a Fiocruz.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress