O maior canal de informação do setor

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

113

A Fundação Osvaldo Cruz deu início à fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina contra a covid-19 com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), 100% nacional, produzido na unidade Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. As informações são d Agência Brasil.

O anúncio representa um marco para a produção autônoma da AstraZeneca no Brasil, já que, até então, a Fiocruz dependia da importação do insumo, que é essencial para garantir que o imunizante atue como planejado.

A previsão é que as doses nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano. Os lotes estão na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para depois serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, depois, seguirem para as demais etapas.

A Fiocruz também informou que vai encaminhar para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a documentação necessária para alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA.

A fábrica de Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à quantidade de IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas da matéria prima para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, mais de 1 milhão 160 mil doses processadas em um só dia, mantém a expectativa de ampliar a capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.

Além do anúncio, a fundação fez um balanço da distribuição de vacinas até agora: com a entrega de mais um lote nessa sexta-feira, o total disponibilizado ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ultrapassou 80 milhões de doses. Dessas, 76 milhões foram produzidas no Brasil e 4 milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, na Índia.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/hilab-auxilia-farmacias-na-gestao-dos-servicos-de-saude/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação