Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Hilab auxilia farmácias na gestão dos serviços de saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

DispositivoHá tempos que a farmácia já ultrapassou o papel de ser um estabelecimento que vende medicamentos para atuar diretamente na jornada do paciente, contribuindo para a melhor gestão de sua saúde e para a adesão ao tratamento. “E a pandemia ressaltou ainda mais característica, já que o varejo passou a ser visto como um modelo alternativo de centro de cuidados na atenção primária”, afirma José Restrepo, diretor comercial e de marketing da Hilab, laboratório de análises clínicas com 16 anos de operações no país.

O farmacêutico, por ser o profissional de saúde mais próximo das pessoas, é um dos profissionais mais importantes na provisão dos serviços clínicos nas farmácias, como o rastreamento em saúde. Dislipidemia, diabetes mellitus tipo II e hipertensão arterial sistêmica são alguns exemplos de condições que podem ser rastreadas. Para isso, o profissional pode fazer a aferição de parâmetros clínicos, além de oferecer e realizar testes laboratoriais remotos (TLRs).

WhatsApp Image 2021 07 27 at 14.34.44
Dispositivos Hilab flow e molecular com mais de 20 exames

São exames em que a coleta é realizada com o auxílio de um equipamento situado fora do laboratório clínico, muitas vezes próximo do local de cuidado do paciente, com laudos digitais assinados por profissionais de saúde e enviados para o celular do paciente em poucos minutos após a coleta.

“A realização de testes laboratoriais remotos é um serviço adicional para o portfólio da farmácia e uma nova fonte de faturamento. Além disso, ajuda a aumentar o fluxo na loja, contribuindo para a ampliação da cesta de produtos”, ressalta Restrepo.

 

Parceria de sucesso

health tech lançou o primeiro serviço de telemedicina diagnóstica do país e atua em mais de 1.500 farmácias, distribuídas por cerca de 1 mil municípios – incluindo PDVs de nove das dez maiores redes do país, além de associativistas e independentes.

WhatsApp Image 2021 07 27 at 14.34.45Um exemplo é a farmácia Unipreço (foto à esquerda), que conta com serviços como vacinação, consultas farmacêuticas, programa de acompanhamento e testes laboratoriais remotos. Com o lema Faz bem cuidar de você, a farmácia já realizou mais de 12 mil atendimentos e conta com os serviços laboratoriais remotos da Hilab para levar aos usuários o cuidado em saúde de forma democrática.

“Os exames laboratoriais remotos são ágeis e muito confiáveis, o que reforça sua importância no rastreamento e acompanhamento da saúde dos pacientes. A parceria entre a Unipreço e a Hilab tem sido um sucesso, uma vez que não basta somente a implementação. É necessário um acompanhamento e treinamento do time, o que faz toda essa engrenagem funcionar tão bem”, observa Fabrício Emerenciano Bueno, coordenador de serviços em saúde da Unipreço.

Muito mais do que um teste rápido

Desde o início da pandemia, a Hilab vem observando um aumento crescente na demanda por serviços farmacêuticos e o teste de detecção da Covid-19 continua sendo o carro-chefe para o canal farma. Porém, a health tech possui um portfólio com mais de 20 tipos de exames laboratoriais remotos que podem ser disponibilizados nas farmácias.

Além do teste para detectar a infecção pelo novo coronavírus para confirmação de casos e triagem epidemiológica, a empresa também disponibiliza testes bioquímicos e hormonais de função renal, glicemia, gravidez, hemoglobina glicada, hipotireoidismo, perfil lipídico, PSA e vitamina D. Também conta com testes para detecção de doenças infecciosas como dengue, hepatite B e C, HIV, influenza A e B, sífilis e zika.

Farmácias que buscam fazer a diferença na oferta de serviços clínicos podem conferir as inúmeras soluções da Hilab.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress