fbpx
O maior canal de informação do setor

Fiocruz inicia última fase para vacina contra covid 100% nacional

211

A Fundação Oswaldo Cruz iniciou nesta sexta-feira (14) a última fase do processo para produção de vacina contra a covid 100% nacional. Começou o descongelamento do primeiro lote do IFA nacional, em Bio-Manguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz.

Desde o ano passado, a Fundação produz o imunizante em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, mas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo importado da China. O insumo é o mais importante da vacina, pois contém as informações necessárias para que o corpo produza defesas contra o coronavírus.

Depois de descongelado, o IFA vai passar pela formulação, quando é misturado a outros ingredientes, e será envasado nos frascos. A vacina, então, é revisada, rotulada e embalada para ser entregue ao Ministério da Saúde. Segundo Bio-Manguinhos, o instituto já tem material suficiente para produzir mais de 20 milhões de doses.

De acordo com o Ministério da Saúde, as primeiras vacinas contra a covid-19 100% nacionais começarão a ser aplicadas nos brasileiros em fevereiro. O Ministério avaliou este como o primeiro passo que o Brasil dá na autossuficiência do imunizante para combate a doença. A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, destaca a importância dessa transferência de tecnologia.

A produção do IFA em solo brasileiro só foi possível porque, em junho de 2021, AstraZeneca e Fiocruz assinaram um contrato para a transferência da tecnologia. Para aprovar o insumo nacional, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – fez diversos estudos, analisando se a vacina teria o mesmo desempenho que a fabricada no exterior.

Fonte: Agência Brasil


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/china-deve-liderar-mercado-farmaceutico-global/

 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação