O fluconazol é um medicamento indicado para o combate de doenças de pele, espalhadas pelo corpo todo e com predominância em áreas genitais. Resumidamente, é um antifúngico, que funciona, em geral, no tratamento de micoses, frieiras e infecções de pele causados pelo fungo da Candida.
Caso necessário, para comprar é simples, tendo em vista que o Fluconazol 150mg é vendido em farmácias e encontrado facilmente, além de ser produzido para uso oral de rápida absorção, numa ação média de 30 a 90 minutos. Porém, seu consumo só é permitido com receita médica, por isso sempre há a necessidade da consulta com um médico.
Quando se medicar com o fluconazol?
O tratamento com o medicamento é indicado em casos de:
- Candidíase e balanite (Infecção fúngica na vagina e na cabeça do pênis)
- Micoses e frieiras
Modo de uso
A cada cápsula do fluconazol, 150mg da composição são ingeridas. O medicamento pode ser engolido com água ou alimentos, para assim agir de maneira eficiente de acordo com a área da infecção que deseja ser tratada 30 a 90 minutos após. Conheça as diferentes recomendações de consumo:
- Candidíase e balanite – Apenas uma dose única
- Candidíase vaginal recorrente – Dose única mensal, durante 4 a 12
- Micoses ou frieiras – Dose única semanal, durante 2 a 6 semanas
- Micose na unha – Dose única semanal, durante 3 a 6 meses (mãos), ou 6 a 12 meses (pés)
Uso indevido do fluconazol
Contrariamente, em caso da falta do uso do fluconazol no horário padrão de ingerir é necessário tomar imediatamente ao se dar conta, ou espere o horário da próxima dose. Após o acerto da regulagem das doses, devem voltar a ser utilizadas normalmente.
O uso indevido atrapalha a qualidade de todo o percurso passado pelas doses do remédio, então é necessário ter atenção com os horários e regulamentação em caso de esquecimento.
Armazenamento
Deve ser armazenado em temperatura ambiente, sem luz e umidade, e longe de crianças.
Contraindicações
- Em caso de alergia ao medicamento
- Em mulheres que usam anticoncepcionais;
- Pacientes diabéticos, pois contém açúcar na composição
- Remédios com risco para o coração.
- Em casos de gravidez
- Pessoas menores de 18 anos e maiores de 60
- Usado junto com medicamentos como terfenadina, cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida ou quinidina pode aumentar o risco de palpitação cardíaca
Efeitos colaterais
Apesar de ser considerado um medicamento com boa tolerância, alguns efeitos colaterais podem ser identificados com o uso do Fluconazol. Dentre eles, alguns mais comuns e outros menos:
- Comuns: Dor de estômago e cabeça, ânsias de vômito, náuseas, mudança do paladar.
- Menos comuns: Problemas no fígado, convulsão, problemas cardíacos, alteração na coloração da pele, das fezes e da urina.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico