Confira dicas para fortalecer vendas pelas redes sociais

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VENDAS PELAS REDES SOCIAISRedes sociais, canais de venda, social commerce
Foto: Canva

O poder das vendas pelas redes sociais foi alvo de um estudo da consultoria Hootsuite veiculado em abril deste ano. Segundo o levantamento, 75% dos consumidores que seguem marcas no Instagram ou no TikTok revelam a pretensão de adquirir seus produtos. E 51,3% dos brasileiros devem adotar o social commerce como principal canal de compras digitais.

Esse percentual supera pela primeira vez o dos consumidores mexicanos, até então os principais adeptos desse modelo de negócios. “O social commerce desponta como principal ferramenta para que o varejo simplifique o processo de compra, oferecendo uma experiência fluida e personalizada aos seus seguidores”, acredita Hector Muniz, consultor especialista em marketing digital e CMO da agência Koko.

 

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Muniz elenca cinco estratégias que enxerga como pontos de partida para as farmácias converterem redes sociais em canais de venda efetivos.

1. Conteúdo relevante e engajador potencializa vendas nas redes sociais

  • Publique conteúdo que agregue valor e desperte interesse em seus produtos.
  • Diversifique a comunicação com vídeos, fotos, stories e lives
  • Crie posts interativos com enquetes, perguntas e quizzes

2. Interação constante

  • Crie um relacionamento próximo com os seguidores
  • Responda comentários, mensagens e dúvidas
  • Ofereça suporte ao cliente em tempo real com chats online
  • Promova debates e conversas sobre os produtos

3. Anúncios direcionados

  • Utilize ferramentas de segmentação para alcançar o público ideal
  • Crie anúncios personalizados com base em interesses e comportamentos
  • Defina um orçamento adequado e monitore os resultados

4. Experiência de compra facilitada é outra lição de casa

  • Ofereça um processo de compra simples e seguro
  • Disponibilize diversas opções de pagamento e entrega
  • Integre a loja virtual às redes sociais
  • Ofereça frete grátis ou descontos para compras acima de determinado valor

5. Análise de dados

  • Monitore o desempenho das ações e utilize os dados para otimizar as estratégias
  • Analise quais tipos de conteúdo geram mais engajamento e conversão
  • Acompanhe o retorno sobre investimento (ROI) das campanhas de marketing

“As empresas que souberem aproveitar esse campo de batalha digital certamente sairão na frente. É fundamental entender que as redes sociais não são apenas espaços de interação, mas também vitrines poderosas para as marcas”, finaliza.

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