Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Diabetes: Fortaleza é a 2ª capital com maior número de diagnósticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O diabetes está entre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) que representam, hoje, um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Em Fortaleza, a incidência da doença cresceu 1.9 pontos percentuais em adultos com 18 anos ou mais entre 2017 e 2018. É o que revela a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde, 9,5% dos entrevistados declararam ter a doença no ano passado, o que coloca a cidade como a 2ª capital brasileira com o maior percentual de diagnóstico de diabetes no País, atrás apenas do Rio de Janeiro.

Já no ano anterior, 7,6% dos entrevistados da capital cearense alegaram possuir a doença, o que colocava a cidade na 9ª posição no ranking nacional entre as capitais.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2 estão ligados aos maus hábitos, como a alimentação inadequada e o sedentarismo, segundo explica a médica endocrinologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Ana Flávia Torquato.

“O motivo pelo qual tem crescido a diabetes no Brasil e em Fortaleza são os hábitos de vida. A população está cada vez mais obesa, 20% das pessoas ouvidas em Fortaleza, segundo a pesquisa. Mais da metade está acima do peso. Então o foco deve ser melhorar a alimentação e praticar atividade física regular”, orienta.

Fonte: G1

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/16/levantamento-mostra-resultados-de-sistema-para-tratamento-do-diabetes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress