Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

FreeBrands mira no online para crescer no canal farma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

FreeBrands mira no online para crescer no canal farmaO plano de alavancar as vendas online já estava desde o fim de 2019 no radar da FreeBrands, proprietária de produtos como o FreeCô. Mas a pandemia acelerou o processo e a empresa começa a colher os resultados dessa estratégia, que busca reforçar participação no varejo farmacêutico. Em um ano, a representatividade dos canais digitais na receita saltou de menos de 10% para 25%.

A empresa aposta nas plataformas virtuais para viabilizar a meta de dobrar o volume de unidades comercializadas em 2021, que chegou a 2,5 milhões no ano passado. A FreeBrands projeta a mesma evolução no faturamento atual, hoje em torno de R$ 36 milhões. Seu portfólio está presente em mais de 13 mil farmácias e drogarias, que respondem por 60% dos negócios.

Embora conte com um sistema próprio de e-commerce, a companhia busca ganhar relevância nos canais online do varejo farmacêutico e em marketplaces que integram redes do setor. “Atualmente, inclusive, nossas linhas já são líderes de acessos nas categorias produtos para casa, da Amazon; e de desodorantes no Mercado Livre”, comenta o sócio-fundador Rafael Nasser.

O rápido advento do comércio eletrônico no canal farma foi um dos estímulos para a transformação digital promovida pela FreeBrands. “Exploramos nosso e-commerce para ser uma espécie de piloto e balizar algumas ações de divulgação. Não almejamos ser concorrentes das farmácias, que têm a seu favor o know-how na comercialização e operação logística. Nosso intuito é melhorar todo o ecossistema de vendas”, enfatiza.

Para auxiliar o setor, a empresa desenvolveu funcionalidades que permitem, por exemplo, a padronização de mensagens e imagens dos produtos, garantindo uma identidade visual única da FreeBrands em todas as plataformas. Outro recurso é um mapa de calor que monitora o comportamento do consumidor dentro de cada página.

“São importantes insights para as farmácias, especialmente para as associativistas e independentes, que carecem de times internos para mensurar e interpretar esses dados. Também dedicamos uma equipe de atendimento, que chamamos de SAC 2.0, para o público final e também para os varejistas”, acrescenta.

Consolidação das linhas e lançamentos

Além do FreeCô, bloqueador de odores sanitários pioneiro de mercado, a empresa conta com a linha de lenços antissépticos Free Wipes. No início deste ano, lançou também o Free Bite, voltado para o alívio de coceiras e desconfortos causados por picadas de insetos. No segundo semestre, a expectativa é implementar um produto inédito para proteção labial.

“Os consumidores vêm reforçando a higienização do lar, ainda mais porque a casa se transformou em uma extensão do trabalho em função do isolamento social. Ao mesmo tempo, as farmácias ganharam importância como canal de compras, onde esses produtos têm maior visibilidade na comparação com o varejo alimentar”, conclui o executivo.

Farmácias interessadas em agregar produtos da FreeBrands ao portfólio podem contatar a empresa pelo (11) 3052-2820.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/25/profarma-chega-aos-60-com-recordes-e-foco-na-farmacia-independente/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress