Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Garganta inflamada com pus não é um bicho de sete cabeças

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

garganta inflamada com pus

Garganta inflamada com pus, e agora? Um muco normal é transparente e não apresenta cheiro. Quando está alterado, apresenta uma textura mais grossa ao cuspir e um odor não muito agradável, além da variação de tom entre amarelo e verde, que já são indícios de pus no local. Com isso, vale procurar um clínico geral ou especialista da sua confiança, para o rápido diagnóstico e tratamento mais adequados.

Principais causas de garganta inflamada com pus

O processo inflamatório pode estar associado as infecções virais, provocadas por vírus do resfriado ou gripal, que é o caso da influenza, por exemplo. Em casos raros, a garganta inflamada com pus, pode ser uma consequência do vírus do sarampo e HIV.

A secreção também indica infecção bacteriana, que tende a se manifestar quando a imunidade está baixa. A bactéria mais comum é o Streptococcus pyogenes que é responsável por vários tipos de doenças, como amigdalite e faringite.

As mudanças climáticas colaboram para o congestionamento das vias respiratórias, facilitando as infecções e inflamações. O uso excessivo da voz, estimula o surgimento de sintomas irritações na garganta.

Tipos de tratamentos

Existem alternativas eficazes para o tratamento da garganta inflamada com pus. Geralmente, o médico prescreve medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios para minimizar a inflamação e reduzir os sintomas. Os remédios caseiros, como gargarejos e chás, podem potencializar os cuidados, mas lembre-se que eles não substituem as terapias encaminhadas pelo especialista.

Além disso, é importante ingerir bastante líquido para acelerar o processo de recuperação e melhorar a imunidade.

De forma geral, a garganta inflamada com pus não é um bicho de sete cabeça e não costuma se caracterizar como grave e desaparece em dias. Porém, quando surge com frequência, deve-se buscar apoio de um médico para investigar mais profundamente.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress