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Gestão de cadeia fria ganha solução com Shuttle EcoBox

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Gestão de cadeia fria ganha solução com Shuttle EcoBox

A gestão de cadeia fria, um dos maiores desafios para o transporte de produtos para saúde, ganha mais eficiência com a Shuttle EcoBox. A solução é resultante de uma aliança entre a Shuttle, transportadora especializada no canal farma; e a Stable Tech, fabricante das caixas térmicas EcoBox VIP + PCM.

O objetivo é garantir que os produtos termolábeis para a saúde cheguem ao seu destino final no tempo correto, com zero excursão de temperatura, e também reduzir o descarte de insumos prejudiciais ao meio ambiente. Essa inovação atende a todas as especificações da Anvisa e permite o monitoramento, em tempo real, da temperatura em todas as etapas do processo, garantindo a integridade dos produtos.

“Seguir as regulamentações é fundamental para garantir a segurança dos produtos termolábeis. O controle rigoroso da temperatura é essencial para manter sua eficácia. A conformidade com as normas da Anvisa e a responsabilidade ambiental fortalecem a reputação, constroem confiança e qualidade aos clientes”, explica Thiago Arten, responsável pela área de novos negócios e alianças estratégicas da Shuttle.

“A parceria entre Shuttle e Stable Tech oferece embalagens sustentáveis de alta tecnologia e um transporte de alta performance, eliminando variações de temperatura e garantindo a entrega precisa dos produtos”, acrescenta o executivo.

Gestão de cadeia fria tem menos processos com tecnologia

A gestão de cadeia de frio passa por um processo cuidadoso na montagem das caixas, que envolve uma série de etapas como o armazenamento dos insumos e o tempo de maturação do gelo. Segundo Arten, por meio da solução, os clientes não precisam se preocupar com a gestão dos insumos e a preparação técnica das embalagens dos produtos termolábeis.

“Cuidamos de todo o processo, desde a preparação das embalagens, disponibilização da EcoBox devidamente refrigerada e coleta do produto no operador logístico do cliente e entrega no destino. E concluímos com a logística reversa das caixas”, ressalta o executivo.

O posto avançado Shuttle EcoBox está localizado na matriz da Shuttle, na cidade de Jandira (SP). O preparo das placas térmicas (PCM) e montagem das embalagens são acompanhados pela própria fabricante das embalagens, a Stable Tech. “Posteriormente, a meta é implementar o projeto nas outras quatro filiais da Shuttle, localizadas no Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, acrescenta Arten.

Embalagens EcoBox

A embalagem é constituída pelas placas VIP (Vacuum Insulated Panel) associadas à estabilidade do PCM (Phase Change Material), que mantém a temperatura rigorosamente estável, mesmo em casos de frio ou calor extremos. A linha EcoBox foi qualificada dentro dos mais rigorosos padrões mundiais ISTA 7D (International Safe Transit Association), alcançando mais de 96 horas de segurança e estabilidade térmica. As embalagens EcoBox foram desafiadas nos ensaios da ASTM 4169, que realiza testes de choque, queda, vibração, baixa pressão e compressão.

“A linha EcoBox traz o melhor da tecnologia em soluções de embalagens térmicas de última geração, produzidas no Brasil. Com elas, transportamos, sem risco de excursões, medicamentos, vacinas, sangue, amostras genéticas, hemoderivados, próteses, órgãos e tecidos biológicos”, comenta.

Responsabilidade ambiental

A aliança entre a Shuttle e a Stable Tech também foi impulsionada por fatores como a conscientização ambiental crescente na sociedade, a demanda dos clientes por soluções mais ecológicas e a pressão regulatória para reduzir a pegada ambiental corporativa.

“Com a Shuttle EcoBox, contribuímos para a sustentabilidade e fortalecemos a imagem da empresa. Com isso, nossos clientes tomam uma decisão consciente e promovem um futuro mais limpo”, complementa o executivo.

As embalagens reutilizáveis têm uma vida útil de cinco anos e eliminam a necessidade do EPS (poliestireno expandido), um material potencialmente poluente.

Valor agregado da solução

O executivo destaca diversas vantagens que os clientes obtêm ao adotar essa solução:

  • Preparação especializada de embalagens, transporte e logística reversa
  • Embarque de termolábeis em todos os dias da semana
  • Ausência de excursão de temperatura, eliminando a perda e o risco de congelamento dos produtos
  • Monitoramento de temperatura de ponta a ponta.
  • Embalagens pré-qualificadas com perfil ISTA 7D (verão e inverno)
  • Otimização do volume útil da carga, resultando em eficiência volumétrica
  • Embalagens qualificadas conforme guia da Anvisa de 2017
  • Eliminação do uso e descarte de EPS (poliestireno expandido), um material potencialmente poluente (responsabilidade ambiental)
  • Redução de custos na cadeia de frio

Projetos personalizados

Com mais de 20 anos de atuação, a Shuttle trabalha com grandes indústrias farmacêuticas, nacionais e multinacionais. A nova unidade de negócios Shuttle EcoBox oferece projetos personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

“Temos uma área comercial e de projetos preparadas para entender as necessidades de cada cliente e desenvolver projetos customizados, unindo segurança, qualidade, economia e responsabilidade ambiental”, finaliza Arten.

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