Uma dupla de empresários uniu-se há 12 anos na tentativa de aperfeiçoar a gestão de compras para farmácias, assunto que figura entre as maiores dores do setor. Com R$ 2 bilhões em pedidos faturados neste ano, a Smart Ped já conecta cerca de 4.500 farmácias a 160 distribuidoras de medicamentos e operadores logísticos, além de 20 indústrias.
Presente em todos os estados brasileiros, a meta é chegar até o fim do ano com 200 fornecedores. “A proposta da plataforma é ir muito além de um sistema de cotação de preços, atuando como um centralizador de pedidos eletrônicos, com a finalidade de ajudar o gerente das compras a detectar as melhores opções na hora da aquisição de medicamentos”, comenta Diogo Perim, CTO da Smart Ped.
Segundo o executivo, o grande diferencial é que tanto a distribuidora como a varejista conseguem vantagens competitivas ao trabalhar com a ferramenta. “Estatísticas mostram que uma farmácia compra 198 itens a mais em comparação àquelas que não utilizam nossa solução, obtendo, em média, 6,75% de desconto”, avalia o CEO Sheldon Ornellas. A Smart Ped, inclusive, não cobra nenhuma taxa para os fornecedores se integrarem à plataforma.
“Ajudamos o comprador a montar um pedido de forma rápida e assertiva, uma vez que ele integra em torno de dez fornecedores em média, processando cerca de R$ 300 milhões de ofertas diárias, prática humanamente impossível para um gestor efetivar sozinho”, complementa. Por outro lado, o sistema também ajuda a distribuidora a aprimorar as vendas, entendendo as diversas variantes que fazem com que o preço não seja o melhor entre os ofertados pelas concorrentes.
Gestão de compras para farmácias otimiza tempo no PDV
A otimização do tempo é outro fator que atrai a adesão das farmácias. “O pedido que demandava de três a quatro horas passou a ser processado em até 20 minutos. Isso ajuda a explicar porque as indicações dos representantes comerciais estão entre os principais canais de venda”, celebra Ornellas.
A plataforma integra distribuidoras de todos os portes, aceitando também fornecedores indicados pelo varejista. O cliente configura o modo como ele quer comprar e a ferramenta disponibiliza todas as condições comerciais existentes, sete dias por semana 24 horas por dia, o que ajuda a evitar rupturas no PDV.
A tecnologia da Smart Ped já está integrada aos módulos de compras das principais softhouses do setor farmacêutico. Além disso, mantém parcerias com mais de 100 redes do associativismo e entidades como Abrafad e Febrafar, bem como prestadores de serviços como Contabilidades, Flux Farma e Proffer, disponibilizando um ecossistema de soluções desde a compra até a venda.