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Confira 3 erros fatais na gestão do fluxo de caixa da farmácia

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Foto: Freepik

Cometer erros na gestão do fluxo de caixa da farmácia é um caminho que pode levar a sérios problemas de manutenção dos negócios. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas encerram suas atividades em até três anos, principalmente devido à falta de planejamento.

Em entrevista para o portal Terra, Fabrício Divitiis, head comercial da plataforma financeira Iugu, enumerou três erros mais sensíveis na administração desse tema entre empresas do varejo, o que culmina em dificuldades para conduzir processos de pagamentos de fornecedores, comissionamento e recebimento do pagamento dos clientes.

 

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Principais erros na gestão financeira da farmácia

Falta de um plano de contingência – Um dos equívocos mais frequentes é não se preparar para imprevistos que podem afetar diretamente a sua receita, como perder um grande cliente ou ser afetado por desastres naturais. Exemplos recentes dos últimos anos, como as enchentes no Rio Grande do Sul, são emblemáticos nesse contexto.

“Ao criar-se um relatório de fluxo de caixa, é possível identificar padrões de gastos, avaliar o que já vem sendo feito e detectar se há áreas de oportunidade para redução de custos e prever futuras necessidades”, explica o especialista

Não automatizar o processo de contas a pagar e receber – Implementar políticas claras de cobrança e procedimentos de antecipação de recebíveis pode ajudar a minimizar o risco de atrasos no recebimento de fundos, sem que se precise tirar dias do mês apenas para gerir o fluxo.

Outra saída interessante é utilizar réguas de cobranças automatizadas, que possibilitam a personalização da comunicação com os clientes por conta ou fatura, via e-mail ou SMS. “Recomenda-se criar ciclos de cobrança semanais, mensais ou anuais, configurar multas e juros por atrasos, suspender assinaturas em casos de inadimplência, emitir cobranças proporcionais ao uso e até mesmo incluir ou excluir itens extras das faturas”, aconselha

Morosidade nas tomadas de decisões – Empresas que contam com um processo de gerenciamento financeiro manual tornam o processo de tomada de decisão cada vez mais lento e extremamente burocrático.

Com o apoio de uma plataforma tecnológica de qualidade, as companhias conseguem ter uma visão em tempo real de como está o fluxo de caixa da empresa, acompanhar o mercado no geral e tomar decisões mais ágeis e assertivas para a companhia como um todo.

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