Primeiro medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratamento de pacientes internados com covid 19, o Remdesivir, antiviral da Gilead Sciences, já está disponível no país para o mercado privado. O medicamento é usado em casos moderados da covid-19 em pacientes sem ventilação mecânica, na fase viral da doença.
Segundo reportagem do Valor Econômico, o Brasil acaba de receber o primeiro lote com 5 mil frascos do remédio, que poderá ser usado em mil pacientes. E também está prevista a chegada de mais uma remessa de 10 mil frascos na semana que vem, o que poderá atender cerca de 2 mil pessoas.
A Gilead submeteu o medicamento à Comissão Nacional de incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) no dia 20 de abril para a aprovação e incorporação do antiviral na lista de remédios do Ministério da Saúde. Somente com essa avaliação técnica, o fornecimento para o setor público poderá ser iniciado. No entanto, as negociações com o governo ainda esbarram no quesito preço.
A companhia tem programas específico de preço de acordo com cada país com que negocia. Hoje, o antiviral é ministrado nos Estados Unidos, Canadá, Europa, países da Ásia e América Latina. Cerca de 4 milhões de pacientes já usaram o medicamento no tratamento da covid.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/18/pague-menos-compra-extrafarma-por-r-600-milhoes/