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GP Farma leva gestão de grandes redes para farmácia independente

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farmácia independente

Com base no conceito de varejo administrado do mercado norte-americano, a GP Farma leva para a farmácia independente e redes de menor porte os modelos de consultoria adotados com sucesso em grandes players do setor. A empresa iniciou operações neste segundo semestre com a proposta de ser um braço estratégico do pequeno e médio varejo.

O grupo disponibiliza para as farmácias uma suíte de dez soluções especializadas. Entre elas está a GP Consultoria, que fornece aos varejistas uma gama de orientações relacionadas à gestão de compras e de atividades como planejamento de demanda, administração financeira, precificação, mix, sortimento e até layoutização.

“Procuramos oferecer suporte a todas as dores das farmácias com base em indicadores de mercado e recursos de tecnologia. Conseguimos, inclusive, aferir o desempenho da loja em comparação a PDVs similares, analisando variáveis como tamanho, tíquete médio e despesas, mesmo que estejam em regiões completamente distintas. E tudo isso em acordo com a atual legislação sobre privacidade de dados”, destaca Alexandre Vanni, responsável pela GP Consultoria.

O executivo também é coordenador da Service Farma, que respalda as operações da GP Farma nessa divisão de negócios. Ao longo de 20 anos a consultoria se especializou no atendimento a grandes redes de farmácias e distribuidoras do setor, o que inclui as bandeiras da Rede d1000, Drogal, Globo, Indiana, Redepharma e Profarma Distribuição, entre outras.

“O pequeno e médio varejo passa a ter acesso às mesmas ferramentas que as empresas de maior porte utilizam, o que se revela um instrumento fundamental para democratizar o desenvolvimento do varejo farmacêutico”, acrescenta Afonso Morais, CEO da GP Farma.

Suporte integral e didático para a farmácia independente

Muito além da análise de resultados, a GP Farma implementou iniciativas que garantem suporte integral e prático para a farmácia independente e para redes que administram em torno de cinco unidades. Quinzenalmente a empresa disponibiliza materiais didáticos com dicas sobre boas práticas de gestão. E também a cada 15 dias, nas manhãs de sexta-feira, dedica-se a promover reuniões virtuais com proprietários das farmácias e gestores das áreas de compras, vendas e marketing.

“É quase uma conversa ao pé do ouvido, na qual os donos das farmácias podem compartilhar aprendizados e dores com outros líderes e traçar novas estratégias para seus negócios”, revela Vanni.

A GP Farma já atua com mais de 100 lojas em território nacional e a expectativa é somar 200 PDVs até dezembro. Em cinco anos espera estar presente em 100% dos estados brasileiros. “Estamos nos posicionando como um pilar importante no desenvolvimento e perpetuação dos negócios do pequeno e médio varejo”, conclui Afonso Morais.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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