Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor farmacêutico

Grandes redes de farmácias mudam foco para o interior do Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Grandes redes de farmácias
Foto: Canva

No passado, as grandes redes de farmácias concentravam seu olhar nas cidades mais populosas. Só que agora chegou a hora de ampliar a sua capilaridade. As informações são do NeoFeed.

A corretora RB Investimentos realizou um estudo analisando a fatia de mercado das maiores empresas do setor em três cenários diferentes: cidade com mais de 1 milhão de habitantes, com até 50 mil e até 20 mil. Segundo o estudo, essas companhias só lideram nos municípios mais populosos.

“A tendência para as 26 maiores redes presentes no país é ocupar esse espaço ‘vazio’ visto no interior”, opina o responsável pela análise da pesquisa, Gustavo Cruz. “Acreditamos que, nos próximos anos, o Brasil seguirá observando uma consolidação, com pequenas farmácias independentes perdendo seu espaço e as grandes aproveitando essa oportunidade”, completa.

Grandes redes de farmácias dominam nas cidades maiores 

Segundo o levantamento, as grandes redes detêm 76% do mercado nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Por outro lado, nos municípios com população de até 50 mil ou 20 mil pessoas, o market share é consideravelmente menor, respectivamente 30% e 9%.

Para mudar essa situação, Cruz afirma que a distribuição é um ponto chave. “É preciso que essas companhias apostem em centros de distribuição mais completos e equipados”, argumenta.

Como as redes planejam expandir? 

A reportagem também falou com duas redes de farmácias para entender se as previsões levantadas pelo estudo estão corretas. A RD Saúde, por exemplo, tem em seu radar chegar em novas cidades. Com a expectativa de abrir 300 unidades por ano, 70 novos municípios devem receber sua primeira Droga Raia ou Drogasil no período.

Já a Pague Menos, que está absorvendo o negócio da Extrafarma, deu uma pisada no freio quando o assunto é expansão. Mas, 60% dos novos PDVs abertos pela companhia ficam em cidades pequenas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!