Grandes redes de farmácias rumam para R$ 100 bi de receita


As 29 grandes redes de farmácias associadas à Abrafarma, que respondem por quase metade do faturamento do setor, deram mais uma demonstração de vigor nesta terça-feira, dia 13. Durante a abertura da 11ª edição do Abrafarma Future Trends, que acontecerá até esta quarta-feira (14 de agosto) no Distrito Anhembi (São Paulo-SP), a entidade revelou a projeção de receita superior a R$ 100 bilhões em 2024.
Esse anúncio, porém, não foi o único capaz de atestar as fortalezas do grande varejo farmacêutico nacional. O evento atraiu mais de 90 indústrias expositoras e 6 mil executivos, que dividiram espaço com cerca de 80 palestrantes – entre eles, um dos líderes da maior rede de farmácias do mundo. Vice-presidente de desenvolvimento corporativo e M&A da CVS Health, Guilherme Serrano partilhou com o público a reinvenção da companhia ao sair do patamar de varejista para se firmar como um ecossistema de saúde.
“Guardadas as proporções de cada mercado e considerando restrições regulatórias que inexistem nos Estados Unidos, é possível traçar um paralelo entre a transformação da CVS e o caminho que o Brasil está trilhando, capitaneado pelas grandes redes”, avalia.
O consultor e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, referenda essa constatação ao cravar as farmácias como donas da melhor performance e senso de inovação entre todos os segmentos do varejo. “Ao mesmo tempo em que apresenta vigor na expansão da base de lojas, o setor vem colocando em prática uma agenda amadurecida e escalável, que inclui hubs de saúde, serviços e estratégias de retail media”, opina.
Grandes redes de farmácias quase dobram de tamanho em 5 anos
As grandes redes de farmácias preveem chegar à marca de R$ 100 bilhões ancoradas pela performance do primeiro semestre, quando movimentaram R$ 49,63 bi. Os dados, auditados pela FIA-USP, indicam um avanço de 14,2% sobre o mesmo intervalo do ano passado. Na comparação de janeiro a junho de 2023 com igual período em 2022, a evolução foi de 12,7%.
Se persistir a alta de 14% até o fim do ano, o ganho real com desconto da inflação seria o maior desde 2019, de acordo com cálculos do Valor Econômico. “Em três anos podemos representar mais de 50% do faturamento total do país”, aponta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma. O market share das grandes redes, que foi de 45% no ano passado, aumentou para 46,5% no último semestre.

* Abrafarma e FIA-USP
** Projeção
Crescimento homogêneo em todas as categorias
O volume de negócios aumentou dois dígitos em todas as categorias de produtos. Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), cuja alta não passou de 6% em 2023, tiveram incremento de 12,8% e somaram R$ 9,37 bilhões. Os medicamentos em geral totalizaram R$ 33,53 bi de faturamento e também apresentaram 12,8% de evolução. Já a classe de genéricos segue em ascensão mais consistente, com elevação de 14%.
“A julgar pelo fato de que o contingente de clientes atendidos cresceu quase 10% no semestre e por fatores como a queda da inflação, os indicadores reforçam que o brasileiro incorporou as farmácias à sua cesta de compras e vem assimilando o posicionamento das lojas como centros de saúde”, analisa
Muito além de medicamentos, o consumidor vem enxergando o varejo farmacêutico como canal cativo para a venda de artigos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Os chamados não medicamentos geraram R$ 16,10 bilhões de receita para as grandes redes e lideraram o crescimento do setor, com 17% de alta.
Comparativo entre Jan-Jun 2023 x Jan-Jun 2024

Fontes: Abrafarma e FIA-USP
-
Guilherme Serrano, VP da CVS Health - exemplo de reinvenção da farmácia - Guilherme Serrano, VP da CVS Health – exemplo de reinvenção da farmácia
-
Presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, atesta relevância do grande varejo farma na atividade econômica - Presença de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, atesta relevância do grande varejo farma na atividade econômica
-
Sergio Mena Barreto, da Abrafarma - redes associadas dobram de tamanho em cinco anos - Sergio Mena Barreto, da Abrafarma – redes associadas dobram de tamanho em cinco anos
-
Conselho Diretivo da Abrafarma em integração com autoridades - Conselho Diretivo da Abrafarma em integração com autoridades
-
Grande varejo, associativismo e indústria conectados, com Serafim Branco (Abrafarma), Edison Tamascia (Febrafar) e Tiago Vicente (PróGenéricos) - Grande varejo, associativismo e indústria conectados, com Serafim Branco (Abrafarma), Edison Tamascia (Febrafar) e Tiago Vicente (PróGenéricos)
-
Adão Fonseca (Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva (Abrafad) colocam o associativismo na área - Adão Fonseca (Melhor Compra), Nilson Ribeiro e Douglas Silva (Abrafad) colocam o associativismo na área
-
Ronaldo Olivo (Kayoah) e José Assef (Limay) em busca de novas frentes de negócios - Ronaldo Olivo (Kayoah) e José Assef (Limay) em busca de novas frentes de negócios
-
Encontro iluminado e com tempero mineiro de Luciano Guedes (Minas-Brasil) e André Justino (Flux Farma) - Encontro iluminado e com tempero mineiro de Luciano Guedes (Minas-Brasil) e André Justino (Flux Farma)
-
Distribuição e associativismo marcam presença na feira - Nilson Ribeiro (Abrafad), Juliano Vinhal, Vinicius Dallovo, Jony Sousa (Abradilan) e Nelson Barrizelli - Distribuição e associativismo marcam presença na feira – Nilson Ribeiro (Abrafad), Juliano Vinhal, Vinicius Dallovo, Jony Sousa (Abradilan) e Nelson Barrizelli
-
Ricardo Zuccollo (Unilever) e Eduardo Terra (BTR Retail) prestigiam o evento - Ricardo Zuccollo (Unilever) e Eduardo Terra (BTR Retail) prestigiam o evento
-
Entidades em peso no evento Renato Porto (Interfarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Oscar Yasbek Filho (Abafarma), Rafael Espinhel (ABCfarma) e André Bedran (Sincofarma) - Entidades em peso no evento Renato Porto (Interfarma), Ivan Coimbra (Abradilan), Oscar Yasbek Filho (Abafarma), Rafael Espinhel (ABCfarma) e André Bedran (Sincofarma)
-
Guilherme Serrano, da CVS Health, fala sobre adesão ao tratamento, digitalização e uso estratégico de dados nas farmácias - Guilherme Serrano, da CVS Health, fala sobre adesão ao tratamento, digitalização e uso estratégico de dados nas farmácias
-
Alex Terra (Midfy), Miguel Gallego (Spock DM) e Caroline Mayer debates a tendência real do retail media - Alex Terra (Midfy), Miguel Gallego (Spock DM) e Caroline Mayer debates a tendência real do retail media
-
Eliane Rodrigues, Marcelo Polacow, Daniel Pereira, Jauri Siqueira Jr., Patricia Abreu, Nicole Lima, Luiz Jr. e Francisco Rodrigues debatem a necessidade urgente da revisão da RDC 44 - Eliane Rodrigues, Marcelo Polacow, Daniel Pereira, Jauri Siqueira Jr., Patricia Abreu, Nicole Lima, Luiz Jr. e Francisco Rodrigues debatem a necessidade urgente da revisão da RDC 44
-
Equipe Interplayers, com Rodrigo Galesi, Gustavo Pires e Gisele Salles - Equipe Interplayers, com Rodrigo Galesi, Gustavo Pires e Gisele Salles
-
Hertz prestigiou o estúdio de entrevistas da Abrafarma, com Arthur Hertz e Karla Lima Vilar - Hertz prestigiou o estúdio de entrevistas da Abrafarma, com Arthur Hertz e Karla Lima Vilar
-
Sergio Mena Barreto e Walter Jorge João - Abrafarma e CFF em sintonia - Sergio Mena Barreto e Walter Jorge João – Abrafarma e CFF em sintonia
-
Encontro casual de líderes com Mário Queirós (Pague Menos), João Adibe (Cimed) e Sergio Mena Barreto (Abrafarma) - Encontro casual de líderes com Mário Queirós (Pague Menos), João Adibe (Cimed) e Sergio Mena Barreto (Abrafarma)
-
Thiago Cançado e o tio Marcelo, da Drogal - família unida até no networking - Thiago Cançado e o tio Marcelo, da Drogal – família unida até no networking
-
Alessandro Vieira, Bruno Felicio, Priscila Santos e Sara Ferreira promovendo a Unicharm para novas redes - Alessandro Vieira, Bruno Felicio, Priscila Santos e Sara Ferreira promovendo a Unicharm para novas redes
-
Patrícia Amaral, da Cremer, apresentando lançamentos e SKUs diferenciados - Patrícia Amaral, da Cremer, apresentando lançamentos e SKUs diferenciados
-
Felipe Volisch, da Nestlé, em reflexão sobre o cliente no centro das conexões comerciais - Felipe Volisch, da Nestlé, em reflexão sobre o cliente no centro das conexões comerciais
-
Como sempre, os fundadores das Farmácias Pague Menos esbanjaram empolgação por novos relacionamentos - Como sempre, os fundadores das Farmácias Pague Menos esbanjaram empolgação por novos relacionamentos
-
José Moreira (ECO Diagnóstica), com Roberto Canquerini (São João), Vinicius Pereira e Rodrigo Moura (ambos da ECO Diagnóstica) e Jauri Siqueira (Clinicarx) - José Moreira (ECO Diagnóstica), com Roberto Canquerini (São João), Vinicius Pereira e Rodrigo Moura (ambos da ECO Diagnóstica) e Jauri Siqueira (Clinicarx)
-
Donino Neto, João Santos e Sérgio Cardinalli, da Eurofarma, com foco na linha dermo OAZ - Donino Neto, João Santos e Sérgio Cardinalli, da Eurofarma, com foco na linha dermo OAZ
-
Alidiane Ataíde e Raquel Fernandes, da Vit Gold Suplementos, revelam mercado em franca ascensão no canal - Alidiane Ataíde e Raquel Fernandes, da Vit Gold Suplementos, revelam mercado em franca ascensão no canal
-
Aline Mendonça e Elisabete Duarte marcaram estreia da MedQuímica no Future Trends - Aline Mendonça e Elisabete Duarte marcaram estreia da MedQuímica no Future Trends
-
Paschoal Simões representou a Profarma e estimulou conexões entre atacado e varejo - Paschoal Simões representou a Profarma e estimulou conexões entre atacado e varejo
-
A informação como ativo financeiro na visão de Ivan Engel (Close-Up), Olegário Araújo (Inteligência 360) e Fabio Camparini (Smart Sell Pro) - A informação como ativo financeiro na visão de Ivan Engel (Close-Up), Olegário Araújo (Inteligência 360) e Fabio Camparini (Smart Sell Pro)
-
O trio da Farmacon, Leandro Curado, Sérgio Vianna e Marcus Cordeiro, defende o conceito de inteligência tributária - O trio da Farmacon, Leandro Curado, Sérgio Vianna e Marcus Cordeiro, defende o conceito de inteligência tributária
-
Hugo Martins e Leandro Aguilar destacaram o pipeline de higiene pessoal da Softys - Hugo Martins e Leandro Aguilar destacaram o pipeline de higiene pessoal da Softys
-
Vicente Falconi e Alexandre Ribas, da Falconi, partilharam ensinamentos sobre ciência de dados e governança - Vicente Falconi e Alexandre Ribas, da Falconi, partilharam ensinamentos sobre ciência de dados e governança
-
Com Caroline Amaral, Catarinense aposta na tradição da marca Melagrião - Com Caroline Amaral, Catarinense aposta na tradição da marca Melagrião
-
Daniela de Almeida, da Coca-Cola - atenção às farmácias como hubs de conveniência - Daniela de Almeida, da Coca-Cola – atenção às farmácias como hubs de conveniência
-
Marilyzzi Pereira, da Prati-Donaduzzi, reforçou o olhar para o cliente no centro - Marilyzzi Pereira, da Prati-Donaduzzi, reforçou o olhar para o cliente no centro
-
Daniele Laranjeiras, da BIM Distribuidora, mira as grandes redes na estratégia de expansão - Daniele Laranjeiras, da BIM Distribuidora, mira as grandes redes na estratégia de expansão
-
Fabiano Faria e Estefani Pereira, da Cimed, enfatizaram sucessos de Carmed e Lavitan - Fabiano Faria e Estefani Pereira, da Cimed, enfatizaram sucessos de Carmed e Lavitan
-
Adriana Gomes, Modesto Araujo, Alex Campos e Eduardo Cavalcanti - encontro de amigos - Adriana Gomes, Modesto Araujo, Alex Campos e Eduardo Cavalcanti – encontro de amigos
-
Angelo Vieira ( Farmarcas) e Rafael Tavares (Pharlab) trocam ideias no Future Trends - Angelo Vieira ( Farmarcas) e Rafael Tavares (Pharlab) trocam ideias no Future Trends
-
Antonio Pedro e Cristiane Feijó, da BHS Brasil, prestigiando a feira - Antonio Pedro e Cristiane Feijó, da BHS Brasil, prestigiando a feira
-
Arena Verde - Breno Barros (Falconi) e Robledo Castro (Pague Menos) falam sobrfe eficiência digital - Arena Verde – Breno Barros (Falconi) e Robledo Castro (Pague Menos) falam sobrfe eficiência digital
-
Carolina Catache, Danilo Nascimento, Priscila Moreira, Cinthia Ribeiro, Rodrigo Bravo e Marcus Sanchez celebram ritmo de lançamentos da EMS - Carolina Catache, Danilo Nascimento, Priscila Moreira, Cinthia Ribeiro, Rodrigo Bravo e Marcus Sanchez celebram ritmo de lançamentos da EMS
-
Com Juliana Napolitano, a Linea aposta as fichas em novo snack proteico - Com Juliana Napolitano, a Linea aposta as fichas em novo snack proteico
-
Diego Barreto, CEO do iFood, fala sobre a relevância do varejo farma para a plataforma - Diego Barreto, CEO do iFood, fala sobre a relevância do varejo farma para a plataforma
-
Distribuição e varejo em pleno entrosamento, com Ezio Jr. (GAM), Ivan Coimbra (Abradilan), Rodrigo Ahmed (Venancio) e Vinicius Dall´Ovo (Abradilan) - Distribuição e varejo em pleno entrosamento, com Ezio Jr. (GAM), Ivan Coimbra (Abradilan), Rodrigo Ahmed (Venancio) e Vinicius Dall´Ovo (Abradilan)
-
Drogaria Araujo - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogaria Araujo – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Drogaria Indiana - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogaria Indiana – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Drogarias Globo - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Drogarias Globo – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Edson Neves, gerente Regional do Grupo Boticário ao lado do mascote da Australian Gold - Edson Neves, gerente Regional do Grupo Boticário ao lado do mascote da Australian Gold
-
Equipe Nissei em peso no Future Trends - Equipe Nissei em peso no Future Trends
-
Farmácia Indiana, representada por Fabiano Resende e Cristina Brochado, premiou parceiros da indústria como o Grupo NC, com Adelita Moura e Osmar Junior - Farmácia Indiana, representada por Fabiano Resende e Cristina Brochado, premiou parceiros da indústria como o Grupo NC, com Adelita Moura e Osmar Junior
-
Farmácias São João - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Farmácias São João – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Fernando Mattoso Lemos, do Google Cloud Consulting, reflete sobre o papel da inteligência artificial no varejo farma - Fernando Mattoso Lemos, do Google Cloud Consulting, reflete sobre o papel da inteligência artificial no varejo farma
-
Gabriel Ribeiro e Ayecha Karina difundiram a nova plataforma de IA da Voái com foco em farmácias - Gabriel Ribeiro e Ayecha Karina difundiram a nova plataforma de IA da Voái com foco em farmácias
-
Guillermo Winocur, Flávia Caldeira, Laura Nardelli e Thais Coelho reforçam conexões do Grupo O Boticário com o canal farma - Guillermo Winocur, Flávia Caldeira, Laura Nardelli e Thais Coelho reforçam conexões do Grupo O Boticário com o canal farma
-
Jefferson Guedes e Pedro Ernesto, da Senselles, buscam fomentar operações de terceirização na indústria de cosméticos - Jefferson Guedes e Pedro Ernesto, da Senselles, buscam fomentar operações de terceirização na indústria de cosméticos
-
Juliana Lopes, da RD Saúde, prestigiou o estúdio dedicado a entrevistas com gestores do varejo e da indústria - Juliana Lopes, da RD Saúde, prestigiou o estúdio dedicado a entrevistas com gestores do varejo e da indústria
-
Leandro Pereira, Edu Rocha, Jony Sousa e Francisco Rodrigues prontos para a Super Sessão - Leandro Pereira, Edu Rocha, Jony Sousa e Francisco Rodrigues prontos para a Super Sessão
-
Leonardo Celeri e Renan Hervelha lideraram estratégia da Cremer para alavancar a higiene pessoal nos PDVs - Leonardo Celeri e Renan Hervelha lideraram estratégia da Cremer para alavancar a higiene pessoal nos PDVs
-
Lisiane Campos, Wesley Barbosa e Monica Villar, da Piracanjuba - foco na marca de suplementos Emana - Lisiane Campos, Wesley Barbosa e Monica Villar, da Piracanjuba – foco na marca de suplementos Emana
-
Palestra debate as estratégias de prevenção de perdas - Palestra debate as estratégias de prevenção de perdas
-
Paulo de Tasso (Farmácia Permanente) e Marcilio Pousada (RD Saúde) prestigiando a Super Sessão - Paulo de Tasso (Farmácia Permanente) e Marcilio Pousada (RD Saúde) prestigiando a Super Sessão
-
RD Saúde - Ativações das redes fazem sucesso no evento - RD Saúde – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
RD Saúde e Pague Menos - Eugenio De Zagottis, Jonas Marques e Marcelo De Zagottis - RD Saúde e Pague Menos – Eugenio De Zagottis, Jonas Marques e Marcelo De Zagottis
-
Roberto Yunes, da BHS, de olho na adequação das farmácias à logística reversa - Roberto Yunes, da BHS, de olho na adequação das farmácias à logística reversa
-
Rodrigo Hilbert apresenta as estratégias da Linha Emana para o varejo farma - Rodrigo Hilbert apresenta as estratégias da Linha Emana para o varejo farma
-
Santa Lúcia - Ativações das redes fazem sucesso no evento - Santa Lúcia – Ativações das redes fazem sucesso no evento
-
Stephanie Kromer expôs soluções de IA da Falconi para gestão no varejo - Stephanie Kromer expôs soluções de IA da Falconi para gestão no varejo
-
Thais Camargo, da Sorocaps - farmacêutica estreante na feira - Thais Camargo, da Sorocaps – farmacêutica estreante na feira
-
Wesley Barbosa, Rodrigo Hilbert e Bianca Cabral - Grupo Piracanjuba apresenta lançamentos da linha de suplementos Emana - Wesley Barbosa, Rodrigo Hilbert e Bianca Cabral – Grupo Piracanjuba apresenta lançamentos da linha de suplementos Emana