Começa nesta terça-feira, dia 13, a 11ª edição do Abrafarma Future Trends, considerado o principal congresso do mercado farmacêutico das Américas. Em um novo espaço, o evento ocorre no Distrito Anhembi, mobilizando mais de 6 mil profissionais, entre empresários, executivos, dirigentes, consultores, líderes de opinião e profissionais do setor.
Mais uma vez o Panorama Farmacêutico será media partner do evento, que contará com cobertura completa no portal e nas redes sociais, além de um estande com distribuição de brindes.
A programação mesclará painéis e uma área de exposições com mais de 90 marcas, incluindo indústrias farmacêuticas, de bens de consumo e provedores de serviços e tecnologias para o varejo. Os temas-chave giram em torno do contínuo processo de transformação do modelo de negócios das farmácias, capitaneado pelas 29 maiores redes do país e associadas à Abrafarma.
“O desafio do varejo farmacêutico é aprofundar o conhecimento sobre os clientes para assegurar uma jornada de consumo realmente personalizada”, acrescenta Sergio Mena Barreto, CEO da entidade e responsável pela organização.
Executivos da CVS e iFood integram agenda do Abrafarma Future Trends
Dois nomes de peso confirmaram presença no Abrafarma Future Trends e conduzirão as palestras de abertura de cada dia do congresso. A manhã desta terça-feira contará com Guilherme Serrano, brasileiro que lidera a área de desenvolvimento corporativo e M&A da CVS Health, a maior empresa do varejo farmacêutico do mundo. O executivo destacará as múltiplas mudanças do varejo farmacêutico norte-americano e a transformação da farmácia num hub de saúde e serviços.
Diego Barreto, CEO do iFood, iniciará os trabalhos na quarta-feira, dia 14. Mentor da Endeavor e autor de best sellers sobre inovação, o executivo levantará o debate sobre o novo varejo surgido no país após o advento do consumidor digital.
“Ao congregarmos um player internacional e uma referência em outro segmento do varejo, queremos fomentar o intercâmbio de ideias e insights, premissa que já vem pautando o desenvolvimento das farmácias nos últimos anos”, enfatiza Barreto.
Gargalos e oportunidades em debate
A agenda de palestras ainda colocará em pauta os gargalos e as oportunidades de negócios para o setor. Vicente Falconi, fundador da consultoria Falconi, participará de um painel dedicado à gestão da cadeia de suprimentos diante de um varejo omnichannel. Outro debate envolverá as estratégias para prevenção de perdas em farmácias.
O uso da inteligência artificial também estará em discussão, bem como os desafios para a implementação da LGPD e o potencial da geração 60+ para a jornada de consumo. Além disso, a Abrafarma reunirá representantes da Anvisa, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e outras entidades, que falarão sobre a necessidade de atualizar resoluções que regulamentam os serviços farmacêuticos e práticas como a da telessaúde.
Assim como nas edições anteriores, a Arena de Ideias englobará palestras de curta duração e realizadas simultaneamente em seis espaços, com temas ligados à tecnologia, inovação e tendências de consumo. Uma das novidades dessa edição será o Arena Lab, com apresentações baseadas em comportamento e liderança.
Conexões comerciais entre indústria e varejo
Na área de exposições, formalmente batizada de Expo Farma Trends, as marcas promoverão seus lançamentos e soluções para as farmácias. Em paralelo, as tardes de terça e quarta-feira serão marcadas pelo Encontre o Varejista – sessões fechadas a convidados em que as próprias redes apresentam suas ativações e oportunidades comerciais para a indústria.
“Muito além de lançar luz sobre temas que impactam nosso presente e futuro, o congresso cumpre novamente seu papel de vitrine de novos negócios e muitas oportunidades no segmento que mais cresce na área farmacêutica, o das grandes redes associadas à Abrafarma”, comenta Barreto.