Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Gripe aviária leva urso polar a óbito pela primeira vez

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Gripe Aviária

O Ártico, um dos últimos ambientes mais inóspitos e intocados do planeta Terra, registrou no final de dezembro a primeira morte de um uso polar pela gripe aviária.

A região é considerada dos principais recantos da biosfera, pois as espécies que o habitam, como os ursos polares, possuem pouco contanto com o resto do mundo. Essa exclusão em relação ao restante do planeta leva os seres vivos do local a serem menos resistentes aos vírus e doenças de escala global. A informação foi confirmada pela Division of Environmental Health e noticiada pelo The Guardian.

A morte de um animal tão isolado no globo é evidencia da dispersão do vírus, denominado H5N1, ainda segundo o portal inglês, estima-se que desde o início de um novo surto em 2021 a gripe tenha vitimado milhões de pássaros selvagens e milhares de mamíferos por todo o mundo. Neste artigo explicaremos o que é a gripe aviária, como ela se espalha pelo mundo e por que esse vírus é uma ameaça a fauna no Ártico.

Gripe Aviária: O Que é?

A Gripe Aviária é uma doença infecciosa que ocorre em aves domésticas e selvagens, mas também pode acometer outros animais, incluindo o urso polar. Esta doença é causada pelo vírus H5N1, que é altamente infeccioso. Foi primeiro identificado na China, e desde então se espalhou para vários continentes. As aves que são infectadas servem de reservatório para o vírus, que é altamente contagioso e pode ser transmitido por meio do ar ou do contato físico.

Como a Gripe Aviária Afeta os Ursos Polares?

A Gripe Aviária tem um efeito deletério sobre os ursos polares, pois é uma doença extremamente contagiosa. É transmitida entre os ursos polares através da ingestão de aves infectadas, que servem como reservatórios para o vírus. Quando os ursos polares são infectados, podem desenvolver sintomas que incluem febre alta, dificuldade para respirar, problemas digestivos e, às vezes, morte. Além disso o clima da região é capaz de manter o vírus vivo nos restos mortais de vítimas por mais tempo que o normal, isso significa que a Gripe Aviária não apenas ameaça a existência dos ursos, mas também representa um perigo para a saúde de toda a fauna local, pois pode ser transmitida rapidamente.

Como a gripe chegou no Ártico?

A Gripe Aviária tem sido registrada no Ártico muito devido as aves migratórias, que são o principal hospedeiro do vírus e são abundantes na região. Isso significa que existe um grande risco de transmissão para os ursos polares, que não têm resistência ao vírus. Além disso, a natureza de isolamento dos ursos significa que eles têm poucos recursos para serem tratados, o que pode levar à morte destes animais.

Prevenção da Gripe Aviária

A melhor forma de prevenir que os ursos polares sejam infectados com o vírus da Gripe Aviária é evitando o contato direto com as aves que são hospedeiras deste vírus. Isso significa que as pessoas devem adotar medidas de prevenção adequadas, como evitar o contato com as aves migratórias, usar produtos de limpeza adequados, lavar as mãos com frequência, e usar equipamento de proteção apropriado ao entrar em contato com animais selvagens.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress