O maior canal de informação do setor

GSK cria plataforma para farmácias independentes

1.165

A GSK fez uma doação de US$ 10 milhões (mais de 50 milhões de reais) para o Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Fundo de

GSK Consumer Healthcare, divisão de consumo de medicamentos isentos de prescrição (MIP) e produtos para saúde, em parceria com a Big Data, acaba de implantar em todo o Brasil um sistema que permite que farmácias independentes  recebam uma recomendação de produtos personalizados.

O sistema tem como base a análise dos dados de vendas e mais de 17 mil variáveis de cada farmácia. Além da recomendação personalizada de produtos, oferece um desconto inteligente para cada farmácia, para que cada loja consiga atender, plenamente, aos seus consumidores.

GSK cria plataforma para farmácias independentes“A GSK CH tem a inovação no seu DNA, e está claro para nós que a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada do nosso cliente na administração do seu negócio. Temos orgulho de sermos a primeira empresa do setor a trazer esse avanço para o mercado. Estamos convictos de que soluções como essa serão indispensáveis para o sucesso continuado da nossa indústria”, afirma o diretor de Excelência Comercial da GSK CH Brasil, Júlio Miele (foto).

Inicialmente implantado no Nordeste e em Santa Catarina, o piloto, que aconteceu nos três primeiros meses deste ano, gerou resultados positivos tanto para os farmacêuticos, que não ficaram com produtos parados nas prateleiras, conseguindo vender e lucrar mais, como para a GSK CH, que em comparação com o mesmo período de 2020, conseguiu aumentar em 29,5% as vendas para as farmácias que usaram a recomendação do projeto.

Disponível nos sistemas de vendas das maiores distribuidoras farmacêuticas do país, o algoritmo de fácil utilização tem muita tecnologia por trás: são mais de 17 mil variáveis para determinar o melhor pacote de produtos em cada loja. Diariamente, o farmacêutico recebe uma recomendação de quais produtos e em qual quantidade é melhor ele comprar. Quanto maior for a adesão do farmacêutico à recomendação, maior será o desconto recebido.

Desde maio, a GSK CH expandiu a ferramenta para todo o país, tornando-se pioneira no uso de Inteligência Artificial para MIP e produtos para saúde. “Como uma das maiores empresas de consumo, temos o dever de pensar em todo o ecossistema da indústria. O que estamos fazendo agora gera ganhos para a indústria, o distribuidor, a farmácia e, mais importante, o consumidor final. Os dias em que uma pessoa precisava rodar farmácias para encontrar seus produtos favoritos no preço certo estão contados”, complementa Júlio Miele.

A GSK CH também tem planos para expandir a tecnologia para grandes redes de farmácia e começou os primeiros testes com as Farmácias São João.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação