Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

H. Pylori positivo é sinal de câncer?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

A H. Pylori é uma bactéria que está presente no estômago de mais de 40% da população. Ela pode ser responsável pela dor de estômago. Em 90% dos casos, ela provoca só uma sensação de barriga estufada, como quando a comida não cai bem.

Já os outros 10%… “Essa bactéria pode causar uma gastrite, que é uma inflamação importante dentro do estômago, que vira crônica e, muitas vezes, se transforma numa úlcera. Essa bactéria é a maior causa de úlcera no ser humano” explica o gastroenterologista Flavio Antonio Quilici.

Desses casos, 1% pode evoluir para câncer de estômago. E é por isso que a bactéria deve ser combatida. Para começar, saneamento básico e higiene são as melhores armas. Se mesmo com todos os cuidados ela invadir o corpo, é preciso usar medicamentos para acabar com a H. Pylori.

O Bem Estar tirou algumas dúvidas com o cirurgião gástrico Marcos Belotto:

Tenho H. Pylori, mas não sinto nada. Devo tratar?
“Sim, você deve tratar. Não necessariamente todo mundo que tem gastrite e úlcera tem sintoma da dor. Você pode estar inflamando seu estômago dia após dia, mesmo que você não perceba. Essa inflamação crônica ao longo dos anos aumenta a probabilidade de você desenvolver câncer de estômago”.

H. Pylori positivo é sinal de câncer?
“Não. O que a gente sabe é que esses pacientes que são infectados cronicamente têm uma chance maior de desenvolver a doença”.

Já tomei dois antibióticos diferentes, mas não sarei do H. Pylori. O que faço agora?
“Você deve voltar no seu médico porque ele precisa ver os antibióticos que você tomou pra mudar a classe dos antibióticos que tem que dar”.

Existe algum tratamento natural para H. pylori? Ouvi dizer o que brócolis resolve.
“O que se sabe é alimentos verdes escuros, principalmente couve, brócolis, espinafre, ajudam a desinflamar o estômago. E com isso ajudar o organismo a combater a bactéria, mas não existe estudos comprovando que o uso desses alimentos elimine a bactéria”.

Já estou tomando o remédio para matar o H. Pylori. Tem algo que eu não possa comer?
“Durante o tratamento deve-se evitar o uso de álcool e de alimentos que ataquem diretamente o estômago, como condimentos, frituras, excesso de embutidos. Esses devem ser evitados”.

Fiz endoscopia e deu negativo para H. Pylori, mas minha queimação não passa. E agora?
“Você pode ter gastrite, úlcera, esofagite, você pode ter outras doenças. Nem todo mundo que tem a queimação tem a bactéria”.

Tenho diagnóstico de gastrite crônica e exame positivo para H. Pylori, mas estou grávida. Posso tratar?
“Você não deve tratar agora porque o uso de antibióticos durante a gestação pro tratamento dessa bactéria não é necessariamente seguro. Então, deve-se esperar o término da gestação, e daí com segurança, fazer o uso dos antibióticos. Na fase aguda você vai ter o que? Gastrite, queimação. Pra isso você pode tomar remédios na gestação que aliviam sintomas”.

Fonte: Bom dia Brasil

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/06/22/cancer-de-estomago-tratar-bacteria-h-pylori-reduz-risco-de-complicacoes/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress