Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Hepatite medicamentosa: a doença silenciosa que tem cura

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

hepatite medicamentosaJá ouviu falar em hepatite medicamentosa? É uma inflamação no fígado provocada pelo uso inadequado de medicamentos ou substâncias, como antibióticos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares. Essa interação em excesso pode despertar uma sensibilidade no órgão, tornando-se muito frequente em pacientes que tomam a substância sem orientação médica.

Sintomas da hepatite medicamentosa

Apesar de grave, muitos casos apresentam sintomas silenciosos, sem indícios específicos e pode até desenvolver sérias complicações, como insuficiência hepática, cirrose e dependendo da situação, a necessidade de um transplante de fígado. Porém, as queixas mais comuns entre os pacientes são náuseas, vômitos, cansaço, urina escura, pele e olhos amarelados, e falta de apetite.

Diagnóstico

Em caso de suspeita é recomendável realizar uma análise clínica para avaliar a saúde do fígado, além de exames laboratoriais e de imagem para verificar se existe alguma lesão no local. A biópsia hepática também é uma alternativa para investigar a doença.

Como evitar a hepatite medicamentosa

Seguir as orientações médicas em relação aos remédios é a primeira decisão sábia, especialmente se for um tratamento a longo prazo. É importante saber o que deve ser evitado no período, para não sobrecarregar o fígado com substâncias que podem causar complicações.

Apesar de grave, a doença tem cura. Com todas as análises concluídas, o médico deverá suspender o medicamento que desencadeou a inflamação. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, 90% dos pacientes apresentam melhoras significativas após esse procedimento.

Em caso de evolução dos sintomas, onde a pessoa apresenta um quadro de falência hepática, é necessária uma avaliação mais criteriosa e até uma possível indicação de transplantes de fígado.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e executa funções fundamentais para o organismo, manter a prevenção em dia é a melhor escolha, pois muitas doenças hepáticas são silenciosas.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress