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Grandes redes de farmácias voltam a crescer 2 dígitos

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grandes redes de farmácias

As grandes redes de farmácias brasileiras voltaram a registrar crescimento de dois dígitos, com receita superior a R$ 21 bilhões.

Os dados são referentes ao balanço do primeiro trimestre de 2023 das 27 empresas que integram a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

O avanço sobre o mesmo período de 2022 foi de 13,93%, com destaque especial para os genéricos e os chamados não medicamentos.

Os números revelam uma franca evolução desde a performance negativa do setor em janeiro, quando o incremento nas vendas foi inferior a 4%. A reação teve início em fevereiro, com alta acumulada de 9,4% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.

Grandes redes de farmácias sobressaem no online e com genéricos

As grandes redes de farmácias vêm ganhando fôlego especialmente por meio de delivery e e-commerce, operações que apresentaram o maior aumento percentual – 35,89%. O volume comercializado via canais online totalizou R$ 1,11 bilhão. “É o terceiro trimestre seguido com indicadores acima de R$ 1 bilhão nas vendas digitais”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Os medicamentos genéricos movimentaram R$ 2,47 bilhões nas farmácias, o que representou incremento de 18,23% frente ao primeiro trimestre de 2022. Já os não medicamentos somaram R$ 6,79 bilhões – 16,65% a mais que o intervalo de janeiro a março do ano passado. Os remédios de prescrição, por sua vez, geraram uma receita de R$ 14,2 bilhões, com evolução de 12,68%.

“Claramente o consumidor está sabendo se adaptar à pressão da inflação e dos juros sobre a cadeia de custos do varejo, o que ajuda a explicar a ascensão dos genéricos. Ao mesmo tempo, não abrem mão da conveniência ao buscarem outros produtos além dos medicamentos em um único canal”, avalia Barreto.

Os números das grandes redes

1º tri 2022 1º tri 2023 Variação %
Vendas R$ 18.434.321.137 R$ 21.003.193.850 13,93
Vendas de medicamentos R$ 12.606.220.580 R$ 14.204.934.304 12,68
Vendas de MIPs/OTCs R$ 3.710.068.270 R$ 3.869.836.295 4,31
Vendas de genéricos R$ 2.094.036.335 R$ 2.475.774.929 18,23
Vendas de não medicamentos R$ 5.828.100.597 R$ 6.798.259.546 16,65
Delivery/e-commerce R$ 817.166.459 R$ 1.110.448.302 35,89
Unidades totais vendidas 760.080.832 781.329.435 2,79
Total de atendimentos 257.967.583 272.932.199 5,80
Total de lojas 9.102 9.770 7,34
Funcionários/colaboradores 147.431 154.978 5,12

 

As 27 maiores redes do país promoveram mais de 272 milhões de atendimentos no período em 9.770 lojas. O grande varejo farmacêutico mantém quase 155 mil empregos diretos e indiretos.

2022 foi ano histórico para Abrafarma

Pela primeira vez na história da entidade, as redes associadas realizaram mais de 1 bilhão de atendimentos e superaram os R$ 80 bilhões de receita em 2022.

Apesar do ano movimentado, o ranking do setor não viu mudança em sua liderança, que, pelo 12º ano consecutivo, seguiu com a Raia Drogasil. Mesmo com a compra da Extrafarma pelas Farmácias Pague Menos, o Grupo DPSP manteve o segundo posto.

Se a aquisição não afetou o ranking geral, quando o recorte é por número de lojas, houve sim mudanças. A Pague Menos assumiu o segundo lugar com os PDVs pertencentes à Extrafarma. A liderança seguiu nas mãos da Raia Drogasil.

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