Hiper Saúde mira varejo independente com Farmatech
Circuito de Negócios visa a fortalecer os PDVs por meio de inovação, tecnologia e estratégias comerciais


O Circuito de Negócios Farmatech, evento promovido pelo Grupo Hiper Saúde, tem como objetivo levar soluções para as farmácias independentes por meio de inovação, uso de tecnologia e estratégias comerciais. Após passagens por Salvador (BA), Goiânia (GO) e Brasília (DF), a próxima etapa ocorrerá no segundo e terceiro trimestre, com foco nas regiões Norte e Nordeste, que concentram um grande número de varejistas com carência de inovação.
Em um cenário no qual 94% das farmácias que fecharam nos últimos dois anos eram independentes, segundo a Close-Up Internacional, essa ação representa uma janela de oportunidade para os pequenos empresários do setor. É o que pensa Roberto Gois, diretor de expansão do Grupo Hiper Saúde.
“No dia a dia das operações, os gestores enfrentam desafios como a concorrência com grandes redes e a necessidade de adaptação às demandas digitais dos consumidores. E um dos recursos que ajudam a transpor essas barreiras é a adoção da nossa plataforma Otimiza, sistema que integra inteligência artificial e análise de dados para tornar mais assertiva a tomada de decisões”, acrescenta.
Circuito da Hiper Saúde orienta estratégias de precificação
O Grupo Hiper Saúde busca não só atingir as farmácias independentes com o Circuito de Negócios. “Distribuidoras, indústria e fornecedores de serviços também estão no radar. Nosso intuito é disseminar conhecimentos para todos os atores que orbitam em torno da cadeia farmacêutica”, ressalta Gois.
Um exemplo é a funcionalidade da precificação. “Temos atualmente mais de 120 farmácias usando esse módulo e que contabilizaram um incremento médio de 2% na sua margem de contribuição. Para um PDV de pequeno porte, esse avanço é considerável e permite ao gestor adequar o seu mix de forma inteligente”, explica. “O proprietário ganha mais eficiência não necessariamente vendendo mais, mas vendendo melhor, principalmente nas categorias de produtos considerados elásticos ao preço”, complementa.
Outra vantagem da ferramenta é a economia de tempo. O Otimiza reduz para 22 minutos o processo de compra e precificação, que antes demandava cerca de seis horas. “São funcionalidades que, de fato, vão fomentar o uso e a adoção de novos entrantes na plataforma, que bateu 14 mil acessos em abril e já conta com a adesão de mais de 770 farmácias”, avalia o executivo.
Atualmente com mais de 1.300 lojas associadas, o Grupo Hiper Saúde tem como meta alcançar 2 mil PDVs até o fim do ano, priorizando cidades com até 50 mil habitantes. O Circuito de Negócios reforça a estratégia de expansão da companhia, que busca capacitar pequenos e médios empreendedores do setor.
“Nosso propósito é democratizar o acesso a ferramentas tecnológicas e estratégias de mercado, fornecendo subsídios para o pequeno varejo competir em pé de igualdade com as redes de farmácias”, finaliza Gois.
Grupo Hiper Saúde
Fundação: 2010
Sede administrativa: São Paulo (SP)
Capilaridade: 1.037 lojas nos 26 estados e no Distrito Federal
Volume total de vendas: R$ 2,8 bilhões