Explorando o hormônio DHEA: para que serve e efeitos colaterais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

DHEA

O DHEA (dehidroepiandrosterona) é um hormônio esteroide produzido naturalmente pelas glândulas suprarrenais. De fato, é o principal esteroide produzido pelo corpo humano. Seu papel no organismo ainda está sendo compreendido, mas alguns estudos mostram que ele pode desempenhar um papel em várias funções corporais, desde a saúde da pele até a capacidade de longevidade. Que tal entender melhor o que é o DHEA, para que serve e descobriremos quais podem ser os efeitos colaterais? Fique conosco e saiba mais.

Afinal, o que é o DHEA?

Esteroide produzido pelas glândulas suprarrenais, o DHEA é liberado na corrente sanguínea e, em seguida, converte-se em outros hormônios, como testosterona e estrogênio. O dehidroepiandrosterona é o principal hormônio produzido pelo seu corpo, embora seu papel no corpo humano ainda seja desconhecido.

Quais suas funções?

O DHEA pode desempenhar um papel importante na saúde da pele. É necessário para a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme e jovem. Além disso, também está associado à melhoria do humor, redução do stress, controle da pressão arterial e doenças cardíacas, além de melhorar o desempenho físico.  Outros estudos sugerem que o hormônio possa ajudar a melhorar a memória, aumentar a resistência à insulina e a longevidade.

Suplementação de DHEA

Sua suplementação é comumente usada por pessoas em busca de melhorar a saúde da pele, melhorar o humor, reduzir o stress, aumentar a longevidade ou aprimorar o desempenho físico. Pode ser encontrado em forma de cápsulas ou comprimidos na maioria das farmácias e lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais

Apesar de ser seguro em doses baixas, o suplemento de DHEA provou ter alguns efeitos colaterais possíveis que variam de acordo com a quantidade e a duração do uso. Essas consequências podem incluir aumento da pressão sanguínea, acne, oscilações dos níveis de açúcar no sangue, ansiedade, dores de cabeça, ganho de peso, redução da libido e problemas de sono.

As mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem usar suplementos de DHEA pois há riscos para a saúde do bebê. Além disso, caso você tenha alguma doença crônica, como diabetes ou hipertensão, ou tome medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de começar o uso.

Adquira inúmeros benefícios, mas com cautela

Por fim, soubemos que o DHEA é um hormônio produzido pelo corpo humano que pode desempenhar um papel importante na saúde da pele, humor, pressão arterial e longevidade. Os suplementos do esteroide podem ajudar a melhorar esses fatores, mas também podem ter efeitos colaterais. Antes de começar a tomar suplementos de DHEA, é importante discutir os riscos e benefícios com o seu médico. Gostou? Procure-o em lojas de produtos naturais ou em farmácias!

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas