fbpx
O maior canal de informação do setor

IDV projeta crescimento de vendas no varejo em março e abril

213

As empresas associadas ao IDV estimam crescimento de 8,1% para este mês e 1,7% em abril e queda de 3% em maio, na comparação com os mesmos meses do ano anterior

Os mais recentes dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY, projetam crescimento real nas vendas de 8,1% em março e 1,7% em abril e queda de 3% em maio, sempre levando em consideração os mesmos períodos do ano anterior e já descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) projetado.

Em fevereiro, a projeção de crescimento foi de 9,1%, e o registrado foi de 8,3%, o que demonstra a credibilidade do IAV-IDV.

Alguns fatores econômicos e estratégias comerciais explicam a expansão, tais como redução de casos de covid-19 e avanço contínuo da vacinação, aumento da renda, diminuição do desemprego, reajuste do salário mínimo e difusão do Auxílio Brasil. Houve, ainda, o aumento da intenção de compra de bens duráveis e a promoção de datas sazonais, como a Semana do Consumidor, em março.

Por outro lado, essa expansão é contrabalanceada por alguns fatores limitantes, tais como estabilidade em baixo patamar da confiança do consumidor, aumento da inflação, elevação das taxas de juros e encarecimento do crédito, manutenção de gargalos logísticos globais e crises nas cadeias de suprimentos, incerteza global devido à guerra no leste europeu, instabilidade logística com as fortes chuvas no sudeste do país e expansão do cross-border.

‘Por meio desta pesquisa mensal, os varejistas possuem dados sobre as projeções de vendas para o mês corrente e os próximos dois que os ajudam a balizar os seus investimentos, ações de marketing, operações logísticas, entre outros, pois o IAV-IDV consegue antecipar a tendência dos indicadores da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE’, diz Marcelo Silva, presidente do IDV.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 75 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Fonte: Segs 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação