A indústria farmacêutica é o setor mais confiante da indústria nacional, é o que aponta a mais recente edição do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A pesquisa envolveu empresários do ramo industrial e estabelece um índice que varia de 0 a 100. Neste índice, aqueles que superam o 50 mostram sua confiança no mercado para o ano.
Os laboratórios farmoquímicos e farmacêuticos são os mais confiantes, com 61,3 pontos. Na sequência, vem outros dois setores ligados ao canal farma, o de perfumaria, limpeza e higiene pessoal (56,5) e o de bebidas (55,9).
Indústria farmacêutica não é a única confiante
Apesar da indústria farmacêutica liderar entre as mais confiantes, o ano de 2024 aparenta trazer bons ares para o setor como um todo. O índice aponta que 23 dos 29 setores pesquisados estão otimistas.
“O otimismo para os próximos meses têm influenciado o índice geral para cima, em especial no que diz respeito às expectativas para a própria empresa, e confirmado um início de ano mais confiante do que o início de 2023”, analisa a economista Larissa Nocko.
Até quem não estava confiante mudou de opinião
Uma novidade nessa edição da pesquisa foi a confiança dos empresários da Região Sul do país, que era negativa há 15 meses. Com tal resultado, essa é a primeira vez que todas as regiões se mostraram confiantes.
Grandes indústrias são as mais confiantes
Outro recorte demonstrado pelo estudo do CNI foi de que as empresas de maior porte estão mais confiantes com o ano do que aquelas de tamanho pequeno ou médio.
Apesar da confiança dos PMEs não ter crescido tanto, não quer dizer que esses empresários estejam pessimistas. Pelo contrário, eles também esperam um bom ano, mas houve um avanço menor: 0,7 (pequenos) e 1,3 (médios) contra 2,4 dos grandes.