Uma infecção do ouvido interno faz com que partes dele fiquem irritadas ou inflamadas. Como resultado, sua audição e equilíbrio podem ser afetados. Elas podem acontecer se você pegar um resfriado ou gripe ou também podem se desenvolver quando uma infecção do ouvido médio se move para o ouvido interno.
Muitas pessoas com infecções do ouvido interno apresentam problemas de audição e equilíbrio. O termo médico para uma infecção do ouvido interno é “otite interna”.
Quem pode desenvolver uma infecção no ouvido interno?
As infecções do ouvido interno podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em adultos de 30 a 60 anos. As crianças também podem desenvolver as doença como sintoma de meningite bacteriana.
Diferentes tipos de infecções
Existem dois tipos principais de infecções do ouvido interno:
- Labirintite – Infecção do labirinto, que é a parte do ouvido interno que controla a audição e o equilíbrio. A condição é mais comumente causada por infecções virais.
- Neurite vestibular – Infecção do nervo vestibular, que é a parte do ouvido interno que controla o equilíbrio e o movimento dos olhos. A neurite vestibular geralmente se desenvolve antes ou ao lado de uma infecção viral.
Sintomas e causas
Pessoas com infecções do ouvido interno podem apresentar uma ampla gama de sintomas associados à audição e equilíbrio. Os sinais de uma infecção do ouvido interno podem incluir:
- Problemas de equilíbrio
- Vertigem
- Tontura
- Problemas de audição
- Náuseas e vômitos
- Uma sensação de plenitude no ouvido
- Zumbido no ouvido (zumbido)
- Dores de cabeça
- Dores de ouvido
- Fluido drenando de sua orelha
Às vezes, uma infecção pode se espalhar para o ouvido interno de outra área do corpo, como as vias aéreas. Nesses casos, você também pode ter coriza ou problemas generalizados, como febre. Muitas vezes, seus sintomas iniciais começam a desaparecer quando os sintomas do ouvido interno começam.
O que causa infecções do ouvido interno?
A maioria das infecções do ouvido interno é devida a um vírus, como influenza, herpes zoster oticus ou Epstein-Barr. Menos comumente, as infecções do ouvido interno são o resultado de bactérias.
Uma infecção do ouvido interno não é contagiosa por si só. Mas os vírus ou bactérias que causam essas infecções podem se espalhar de pessoa para pessoa.
Se não for tratada, uma infecção do ouvido interno pode danificar o sistema vestibular, que controla o equilíbrio. Nesses casos, a recuperação pode durar mais tempo. Além disso, uma infecção não controlada do ouvido interno pode levar à perda auditiva parcial ou total permanente. É importante consultar um profissional de saúde ao primeiro sinal de problemas.