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Inspirada na história da bisavó, empresária cria marca de sabonetes premium

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A marca de cosméticos De La Merche foi criada com inspiração na Belle Époque (Foto: Divulgação)

Nascida em 1911 na pequena Cadalso de Gata, na Espanha, Maria de las Mercedes tinha o hábito de fazer ela mesma os sabonetes usados pela família. O óleo de oliva era a matéria-prima que não podia faltar na receita –  e a região que morava era uma das maiores produtoras do país. Quando os parentes de Merche, como era chamada, migraram para o Brasil, a tradição e a memória dos hábitos da matriarca não se perderam.

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“Durante anos fiquei amadurecendo a vontade de trabalhar com sabonetes que tivessem um pouco da minha família”, conta Luana Perez França. Motivada pela história de vida da bisavó, a Merche, ela cofundou, em janeiro de 2017, a De La Merche, marca de cosméticos vintage com produtos veganos e cruelty free.

Com um investimento inicial de R$ 170 mil, Luana desenvolveu um produto premium com conceito inspirado na Belle Époque. Toda a identidade visual da marca, entre logos e ilustrações das embalagens, foi criada por profissionais espalhados pelo mundo. “Tivemos dificuldade em encontrar alguém que, de fato, conhecesse os traços da Bélle Époque”, comenta.

O desenvolvimento dos sabonetes seguiu a matéria-prima que era base da receita da bisavó: o óleo de oliva. O toque brasileiro veio com o acréscimo da manteiga de cupuaçu. Chegar ao ponto ideal da mistura rendeu à empreendedora alguns prejuízos. Durante a etapa de testes, ela acabou jogando cerca de 100 kg de sabonete no lixo, porque a receita não “deu liga”.

Cosmético premium

Atualmente, a marca tem seis fragrâncias de sabonete em barra e uma linha paralela que conta com perfume, sabonete líquido e loção hidratante. Os produtos podem ser comprados pelo e-commerce ou por Whatsapp. A embalagem com duas unidades sai por R$ 44 e a caixa estilizada com três unidades, ideal para presentear, por R$ 160.

Focada no público de alto poder aquisitivo, a De La Merche vem fazendo sua entrada no mercado com investimentos em mídia digital – influenciadores, redes sociais e blogs. Embora a empresa tenha sido criada em janeiro de 2017, começou a comercializar, de fato, os produtos, apenas em dezembro.

Nos seus primeiros três meses de mercado, Luana já vendeu 300 unidades e registra um crescimento mês a mês. “Todo o faturamento atual vem sendo destinado à comunicação, para reforçar a divulgação da marca”, comenta. Para 2018, com a consolidação de novas parcerias, a empreendedora espera, no mínimo, dobrar o número de vendas.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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