Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Jantar da Abrafarma celebra 30 anos de transformação das farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Jantar da Abrafarma celebra 30 anos de transformação das farmácias

De volta após a última edição em 2019, o jantar da Abrafarma para a entrega do Prêmio Parceiros do Ano celebrou a profunda transformação das farmácias ao longo de três décadas de atuação da entidade. O evento mobilizou mais de 600 dirigentes, empresários, executivos e representantes do poder público na noite desta quinta-feira (dia 17), no Vibra São Paulo.

E o setor estava com saudades. O tradicional networking que antecedeu o jantar ganhou mais tempo e revelou muito além de uma sintonia ímpar entre o varejo e os principais fornecedores da indústria e do atacado nacionais. “O olhar sobre as grandes redes de farmácias claramente é outro. Assumimos um novo patamar e posição de protagonismo como atividade econômica e hub de acesso à saúde”, ressalta o CEO Sergio Mena Barreto.

Os números ajudam a endossar o momento atual. Na comparação dos três primeiros trimestres de 2019 com o mesmo período deste ano, o faturamento das 26 empresas associadas teve uma evolução acumulada de 50%. A projeção é encerrar 2022 com alta de 17%, índice superior ao do varejo nacional.

transformação das farmácias

“Esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo se não tivéssemos de conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e desafios extras para gerenciar os estoques”, pontua Deusmar Queirós, vice-presidente do conselho diretivo e que representou o presidente Modesto Araujo Neto, que se recupera de um quadro de Covid-19.

“E nos mobilizamos também para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de MIPs nesses estabelecimentos .Mas provamos que remédio não é mercadoria, demonstrando a relevância das farmácias como pontos de primeira necessidade para a população”, acrescentou.

Pandemia acelerou transformação das farmácias

A transformação das farmácias se confirma também pelo aumento do volume de clientes que passaram pelas lojas, subindo de 697 mil para 800 milhões em apenas um ano – média diária de 2,9 milhões de atendimentos. E a pandemia acelerou esse processo, tornando os testes rápidos uma categoria consolidada no PDV.

Esse serviço passou a fazer parte da rotina dos brasileiros em abril de 2020. Até o último dia 13 de novembro, mais de 19,6 milhões de testagens foram realizadas. “Foram 21 mil brasileiros passando diariamente nas farmácias para verificar uma suspeita de coronavírus. Estivemos lado a lado da população por meio da assistência farmacêutica e ainda valorizamos o papel dos farmacêuticos”, acredita Mena Barreto.

Para absorver a demanda, as grandes redes aceleraram o recrutamento desses profissionais. Hoje, 30,8 mil farmacêuticos atuam nas redes associadas, contra 28,8 mil de 2021. Eles já respondem por 20,5% do total de funcionários e colaboradores.

30 anos de compromisso com a saúde e a liberdade econômica

O advento dos testes da Covid-19 foi mais uma das muitas conquistas que ratificam o compromisso da Abrafarma desde sua fundação, em outubro de 1991. As sete redes paulistas que se uniram em torno da criação da entidade buscavam fortalecer a atuação política e institucional do setor, pautadas pela harmonia entre compromisso com a saúde e a liberdade econômica.

O primeiro bilhão de faturamento anual chegaria em 1995. Em 2021, a entidade via a receita superar R$ 76 bilhões. “Mas além dos números, o que fica é o legado do setor. Tivemos influência determinante na instituição dos medicamentos genéricos e do Farmácia Popular na rede privada, bem como na batalha para garantir a venda de outros produtos nas farmácias, chancelada pelo STF. E precisamos salientar a Lei 13.021, que enfim regulamentou as farmácias como estabelecimentos de saúde”, enfatiza o CEO da entidade.

As três décadas de existência da Abrafarma, aliás, serviram de inspiração para um livro comemorativo, lançado oficialmente durante o jantar. Em 406 páginas, é possível entender o avanço do grande varejo e suas bandeiras em defesa da sociedade e do mercado, com direito a uma radiografia das 26 redes, que respondem por mais de 45% da venda de medicamentos no Brasil.

transformação das farmácias

Sinergia com a indústria marca premiação

A solidez no relacionamento com a indústria também deu o tom aos 30 anos da Abrafarma. O Prêmio Parceiros do Ano, em sua nona edição, enaltece essa sinergia ao reconhecer o comprometimento dos fabricantes em aperfeiçoar o nível de atendimento ao varejo. Em 17 categorias que envolvem empresas e produtos, a entidade elegeu os destaques de 2021.

CATEGORIAS RELACIONADAS A PRODUTOS

Medicamento de marca: Ozempic – Novo Nordisk
Medicamento similar: Neosoro AD – Neo Química
Medicamento genérico: Rivaroxabana – EMS
MIP e OTC: Allegra – Sanofi
Nutricosmético e dermocosmético: Anthelios – La Roche Posay
Higiene e beleza: Rexona Desodorante – Unilever
Cuidado infantil: Pampers – Procter & Gamble (P&G)
Cuidado adulto: Plenitud – Kimberly-Clark
Nutricional: Ninho Fases – Nestlé
Vitaminas e suplementos: Dprev – Myralis

CATEGORIAS RELACIONADAS A FABRICANTES

Medicamento de marca: Novo Nordisk
Medicamento similar: Neo Química
Medicamento genérico: EMS
MIP e OTC: Sanofi
Consumer Health: Procter & Gamble (P&G)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress