De volta após a última edição em 2019, o jantar da Abrafarma para a entrega do Prêmio Parceiros do Ano celebrou a profunda transformação das farmácias ao longo de três décadas de atuação da entidade. O evento mobilizou mais de 600 dirigentes, empresários, executivos e representantes do poder público na noite desta quinta-feira (dia 17), no Vibra São Paulo.
E o setor estava com saudades. O tradicional networking que antecedeu o jantar ganhou mais tempo e revelou muito além de uma sintonia ímpar entre o varejo e os principais fornecedores da indústria e do atacado nacionais. “O olhar sobre as grandes redes de farmácias claramente é outro. Assumimos um novo patamar e posição de protagonismo como atividade econômica e hub de acesso à saúde”, ressalta o CEO Sergio Mena Barreto.
Os números ajudam a endossar o momento atual. Na comparação dos três primeiros trimestres de 2019 com o mesmo período deste ano, o faturamento das 26 empresas associadas teve uma evolução acumulada de 50%. A projeção é encerrar 2022 com alta de 17%, índice superior ao do varejo nacional.
“Esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo se não tivéssemos de conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e desafios extras para gerenciar os estoques”, pontua Deusmar Queirós, vice-presidente do conselho diretivo e que representou o presidente Modesto Araujo Neto, que se recupera de um quadro de Covid-19.
“E nos mobilizamos também para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de MIPs nesses estabelecimentos .Mas provamos que remédio não é mercadoria, demonstrando a relevância das farmácias como pontos de primeira necessidade para a população”, acrescentou.
Pandemia acelerou transformação das farmácias
A transformação das farmácias se confirma também pelo aumento do volume de clientes que passaram pelas lojas, subindo de 697 mil para 800 milhões em apenas um ano – média diária de 2,9 milhões de atendimentos. E a pandemia acelerou esse processo, tornando os testes rápidos uma categoria consolidada no PDV.
Esse serviço passou a fazer parte da rotina dos brasileiros em abril de 2020. Até o último dia 13 de novembro, mais de 19,6 milhões de testagens foram realizadas. “Foram 21 mil brasileiros passando diariamente nas farmácias para verificar uma suspeita de coronavírus. Estivemos lado a lado da população por meio da assistência farmacêutica e ainda valorizamos o papel dos farmacêuticos”, acredita Mena Barreto.
Para absorver a demanda, as grandes redes aceleraram o recrutamento desses profissionais. Hoje, 30,8 mil farmacêuticos atuam nas redes associadas, contra 28,8 mil de 2021. Eles já respondem por 20,5% do total de funcionários e colaboradores.
30 anos de compromisso com a saúde e a liberdade econômica
O advento dos testes da Covid-19 foi mais uma das muitas conquistas que ratificam o compromisso da Abrafarma desde sua fundação, em outubro de 1991. As sete redes paulistas que se uniram em torno da criação da entidade buscavam fortalecer a atuação política e institucional do setor, pautadas pela harmonia entre compromisso com a saúde e a liberdade econômica.
O primeiro bilhão de faturamento anual chegaria em 1995. Em 2021, a entidade via a receita superar R$ 76 bilhões. “Mas além dos números, o que fica é o legado do setor. Tivemos influência determinante na instituição dos medicamentos genéricos e do Farmácia Popular na rede privada, bem como na batalha para garantir a venda de outros produtos nas farmácias, chancelada pelo STF. E precisamos salientar a Lei 13.021, que enfim regulamentou as farmácias como estabelecimentos de saúde”, enfatiza o CEO da entidade.
As três décadas de existência da Abrafarma, aliás, serviram de inspiração para um livro comemorativo, lançado oficialmente durante o jantar. Em 406 páginas, é possível entender o avanço do grande varejo e suas bandeiras em defesa da sociedade e do mercado, com direito a uma radiografia das 26 redes, que respondem por mais de 45% da venda de medicamentos no Brasil.
Sinergia com a indústria marca premiação
A solidez no relacionamento com a indústria também deu o tom aos 30 anos da Abrafarma. O Prêmio Parceiros do Ano, em sua nona edição, enaltece essa sinergia ao reconhecer o comprometimento dos fabricantes em aperfeiçoar o nível de atendimento ao varejo. Em 17 categorias que envolvem empresas e produtos, a entidade elegeu os destaques de 2021.
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