Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Jarbas Barbosa será empossado como novo diretor da OPAS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Jarbas Barbosa

 

O médico e ex-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, tomará posse nesta terça-feira, dia 31, como diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A cerimônia ocorrerá na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Barbosa foi eleito pelos Estados Membros da OPAS em setembro de 2022, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Ele iniciará seu mandato de cinco anos em 1º de fevereiro de 2023, sucedendo a Carissa F. Etienne, da Dominica, que tem liderado a organização desde 2012.

A cerimônia terá início às 13h (horário de Brasília) e contará com as participações de Carissa Etienne, diretora cessante da OPAS; Nísia Trinidade Lima, ministra da Saúde do Brasil; Xavier Becerra, secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos; Luis Almagro, secretário-geral da OEA; Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS); Carlyle de Macedo, George Alleyne e Mirta Roses, diretores eméritos da OPAS; e Molwyn Joseph, ministro da Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente de Antígua e Barbuda.

Jarbas Barbosa teve forte atuação durante a pandemia

Barbosa é atualmente diretor assistente da OPAS, tendo liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.

Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Barbosa é especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília.

Iniciou sua carreira na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde. Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente da OPAS, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress