Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Jovem diz ter sido vítima de racismo após atendente de drogaria o acusar de “roubo”, em Osasco

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Na noite da última sexta-feira (29/10), o jovem José Gabriel da Silva Santos, de 27 anos, alega ter sido vítima de racismo em farmácia de Osasco. No boletim de ocorrência, o rapaz disse ao delegado que entrou na farmácia Drogasil, no Jardim Veloso, zona sul de Osasco, para comprar alguns produtos.

Após escolher a mercadoria, o rapaz seguiu até o caixa para efetuar o pagamento, quando o funcionário afirmou que ele estava escondendo um produto no bolso, pois havia visto por meio das câmeras de segurança ele colocando um pacote no bolso.

Revoltado com a situação, imediatamente José Gabriel começou a gravar um vídeo que mostra parte do diálogo. Na conversa, o balconista pergunta: “só tem esse?”. Na sequência, Gabriel responde: “só”. O funcionário questiona mais uma vez, “não tem outro no bolso?”. Gabriel indaga por qual motivo ele estava perguntando. “Oxe, por que você está falando isso?”, exclamou a vítima. “Não, achei que você tinha colocado um no bolso”, disse o atendente.

Diante dos fatos, José Gabriel alega ter sido vítima de racismo por parte do balconista da Drogasil. Inclusive foi revistado e nada foi encontrado. As imagens entregues ao delegado não mostram o momento citado pelo funcionário. “Na frente de outros clientes da farmácia, ele afirmou que eu tinha colocado algo no meu bolso. Sofri preconceito”, desabafou José Gabriel.

Após sentir-se constrangido, o jovem pediu orientações ao pai, que é policial militar. Ele orientou que o jovem deveria acionar a PM, que foi ao local. José Gabriel decidiu abrir registro de boletim de ocorrência por calúnia no plantão policial do 5º DP, posteriormente encaminhado ao 2º DP da área para investigação.

Drogasil se manifesta sobre caso

“A Drogasil é contra qualquer tipo de discriminação presenciada ou vivida em nossas operações e defende os valores da diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Assumimos publicamente o compromisso contra o racismo, aderindo ao pacto pela equidade racial, o MOVER – Movimento pela Equidade Racial, e estamos atuando fortemente para mudar o cenário de desigualdade racial.

Já estamos atuando a fim de reorientar o atendimento na loja. Também estamos em contato com o cliente e lamentamos profundamente o ocorrido. Somos uma rede de farmácias que atua há 116 anos no setor de saúde, com o compromisso de prezar pelo respeito a todos, independentemente de raça, crença, cultura e gênero.

Fonte: Giro S/A Online

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/venancio-dobra-oferta-de-salas-clinicas-em-dois-anos/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress