O maior canal de informação do setor

Venancio dobra oferta de salas clínicas em dois anos

5.072

Venancio dobra oferta de salas clínicas em dois anosDe um projeto-piloto em três lojas no ano de 2014, a Drogaria Venancio passou a ter 35 unidades com serviços de assistência farmacêutica em 2019. De lá para cá, dobrou a oferta de atendimento e hoje mantém salas clínicas do programa +Saúde em 63 pontos de venda no Rio de Janeiro. Com suporte da plataforma Clinicarx, a receita dessa divisão de negócios avançou no período da pandemia. A rede cresceu 193% em serviços farmacêuticos desde 2020 e aumentou suas vendas em 403%.

O posicionamento da rede no ranking do grande varejo farmacêutico, divulgado pela Abrafarma, ajuda a explicar o sucesso dessa estratégia. A Venancio detém o nono maior faturamento do setor, que foi de R$ 1,67 bilhão em 2020. Mas quando é calculada a proporção de faturamento por cliente e número de lojas, assume o primeiro lugar entre os 26 maiores players do setor no Brasil.

Antes do início da parceria com a Clinicarx, os prontuários eram elaborados de forma 100% manual e cada filial adotava um modelo próprio, o que dificultava a rastreabilidade e o arquivamento das informações.

“Atualmente temos uma ferramenta digital que centraliza todos os dados financeiros e operacionais, já esmiuçando indicadores por sala clínica. Isso significa mais controle sobre a operação e eficiência na adesão dos pacientes, ampliando sua fidelização e o potencial de consumo na farmácia”, argumenta a supervisora farmacêutica Renane Bernardes Ferreira.

Outro recente estudo confirma a percepção positiva dos clientes. Segundo pesquisa da CVA Solutions com 5.340 consumidores de todo o país, a Venancio é uma das três redes regionais de farmácias com melhor custo-benefício e experiência de atendimento.

O +Saúde disponibiliza mais de uma dezena de exames nas salas clínicas, incluindo vacinação, testes rápidos, aplicação de injetáveis, colocação de brincos, testes de glicemia e pressão arterial, além de orientações sobre revisão da prescrição medicamentosa. Mais de 250 farmacêuticos integram a operação.

Funcionalidades da plataforma

A proposta de valor da Clinicarx está na entrega de um modelo pronto e validado para implantação de serviços de saúde nas farmácias. A plataforma permite a padronização do atendimento e o acesso automático à avaliação de resultados. É possível gerenciar preços, custos e check-out ao fim da abordagem ao paciente, além de gerar análises da condição clínica do cliente embasadas por algoritmos.

“Temos à mão a posologia de todos os remédios consumidos pelos pacientes e um calendário que contém até os dias e horário de ingestão. E o software também indica opções de medicamentos isentos de prescrição para cada tipo de sintoma, o que facilita a abordagem do farmacêutico junto ao paciente”, acrescenta Renane.

Para auxiliar as farmácias a promover seus serviços, a plataforma desenvolve materiais de marketing off-line e online, consultoria personalizada e relatórios contínuos para entender oportunidades de expandir os negócios. Como parte do escopo de trabalho, a Clinicarx conta ainda com uma plataforma de ensino a distância, que capacita farmacêuticos. Os colaboradores da Venancio, por exemplo, preparam-se para iniciar um curso de primeiros-socorros.

“As farmácias que investem nesses pontos de saúde tornam-se referência em suas comunidades e ainda obtêm ganhos financeiros. O valor advém da cobrança direta pelos serviços e da adesão ao tratamento de doentes crônicos, sem contar a venda agregada de produtos que aumentam o tíquete médio”, ressalta Cassyano Correr, CEO da plataforma.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: Estudo traz radiografia do varejo farma online

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação