O maior canal de informação do setor

Justiça exige substituição do IGPM em aluguel de loja

509

A 32ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP determinou que o Shopping Center Iguatemi substitua o IGPM pelo IPCA como índice de

Uma decisão judicial abre um importante precedente para varejistas que utilizam PDVs alugados. A 32ª Câmara de Direito Privado do Tribuna de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que o Shopping Center Iguatemi substitua o IGPM pelo IPCA como índice de reajuste da locação de uma loja. As informações são do portal Migalhas.

Veja também: Setor de serviços tem quinta alta seguida, mas cresce apenas 0,5%

Por meio do escritório Neto Cavalcante Sociedade de Advogados, a empresa Morrison e Rangel LTDA ingressou com ação revisional de aluguel contra o shopping center, tendo como base a expressiva elevação do IGPM – cuja variação foi de 30% no último mês de agosto.

Siga nosso Instagram

O colegiado deu parecer favorável, sob a alegação de que o cenário econômico deflagrado pela pandemia revelou um aumento despropositado do índice previsto em contrato. E essa situação configura que o shopping “deixou de cumprir a sua finalidade primordial que é a de manter o equilíbrio contratual, passando a representar onerosidade excessiva para uma parte e manifesta vantagem para outra”.

O Iguatemi ainda pleiteou a manutenção do reajuste pelo IGPM até o fim do contrato, mas o TJ-SP argumentou que o desequilíbrio na relação contratual exige a intervenção nesse momento. Confira o acórdão na íntegra.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação