O maior canal de informação do setor

Justiça nega vacinação prioritária no varejo farma

251

Quase 70% dos leitores apontam falta de empenho em vacinação de farmacêuticos

Profissionais de farmácias sofreram um revés na Justiça. O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ação Cível Pública de Cuiabá, negou um liminar do Sincofarma-MT, que reivindicava a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para farmacêuticos, balconistas e equipes que atuam no varejo farmacêutico. As informações são do portal Balança NF.

A decisão é de 19 de julho. No entendimento do juiz, não há elementos para concluir que todos os profissionais representados pelo sindicato autor devem ser enquadrados no grupo prioritário de ‘trabalhadores da saúde’.  O município de Cuiabá informou que os farmacêuticos da linha de frente já foram contemplados na primeira fase da vacinação. Os demais trabalhadores do ramo, porém, devem aguardar.

No entanto, essa interpretação vai na contramão de um posicionamento do Ministério da Saúde, por meio do Ofício 234/2021 emitido no dia 11 de março. Nele, o governo assegura que todos os profissionais de farmácias e drogarias, e não apenas farmacêuticos, têm direito a prioridade na vacinação contra a Covid-19.

O ofício tem a assinatura da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações e foi encaminhado às coordenações estaduais de imunização. A medida estende-se também a trabalhadores de apoio à farmácia em áreas como limpeza e segurança, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio em clínicas e laboratórios.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação