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Layout da loja pode impulsionar venda de produtos de verão

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Layout da loja pode impulsionar venda de produtos de verão

A estação mais quente do ano está chegando e começa o planejamento para a venda de produtos de verão nas farmácias. Protetores solares, cremes hidratantes, pós-sol e dermocosméticos pedem passagem nas prateleiras e exigem um cuidado redobrado com a boa disposição no PDV.

É um dos períodos mais longos e importantes para elevar as vendas do comércio varejista, incluindo farmácias, coincidindo também com as festas de final de ano, carnaval e férias. Como alocar os produtos no ponto de venda de modo que eles se destaquem e que o cliente seja impelido a comprar?

Alta exposição potencializa venda de produtos de verão

A venda de produtos de verão deve considerar os chamados pontos de alta exposição – gôndolas centrais, vitrines, racks, cestos ou pirâmides, projetados especialmente para esse fim. Esses equipamentos diferem de prateleiras, estantes e balcões de atendimento nos quais ocorre a dispensação de medicamentos por categoria e marca, com o auxílio de atendentes.

Para que essa estratégia traga resultados efetivos ao negócio, alguns aspectos precisam ser considerados, com foco também em um estilo visual atrativo para o ponto de venda.

Layout – organize o espaço da loja para expor com mais destaque os produtos com maior giro no verão. Escolha onde podem ser instalados ou montados os chamados nichos especiais de modo que não atrapalhem a circulação e estejam expostos à altura dos olhos do cliente.

Cross merchandising – consiste em colocar no mesmo lugar produtos que tenham relação um com o outro, bronzeador e loção pós-sol, por exemplo. Inseticida e repelente também têm vendas impulsionadas no verão devido à alta proliferação de mosquitos e pernilongos nas residências.

A combinação de produtos desperta no cliente a compra por conveniência ou impulso.  Avaliar quais produtos oferecem melhor combinação e retorno financeiro também é  importante. Colírios e protetores labiais formam um dueto de grande aceitação.

Conteúdo visual – Se uma mesma linha de produtos para o verão tem um visual elegante, é interessante que seja disposta em um nicho especial – pirâmide/rack, com decoração e luz especiais. Isso desperta a curiosidade do cliente, induzindo a compra de itens variados.

Cenário completo – Produtos ligados à estação – protetores solares/hidratantes – podem ser dispostos na vitrine, sobre uma toalha e embaixo de um guarda-sol. É um estímulo visual para quem passa em frente ao PDV efetivar uma compra por impulso.

ConveniênciaFreezers para água mineral, energéticos, sucos e chás devem ser instalados próximos à fila dos check-outs.

Na mesma categoria, estão os chinelos de borracha, item que há muito faz parte do mix de produtos do canal farma. Se dispostos em gôndolas que permitam fácil acesso e manuseio, clientes a caminho da praia poderão acidicioná-los à sacola.

Antes de tudo, porém, é preciso ter um planejamento prévio. A sazonalidade pode ser calculada mensalmente, comparando os valores do ano civil atual com o ano civil anterior. O cálculo deve ser feito em termos unitários, item por item. O histórico de vendas permite uma visão clara dos resultados. Saber os tipos e linhas de produtos mais procurados no verão é crucial antes de abastecer a loja e para evitar encalhes.

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