Lista de medicamentos volta a figurar na reforma tributária

Relação de medicamentos com tributo menor contraria desejo do setor

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Lista de medicamentos
Antes da votação, setor já pedia mudanças no texto / Foto: Freepik gerada com IA

A polêmica lista de medicamentos que determina aqueles que terão tributação reduzida voltou ao texto da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados ontem, dia 17. As informações são do UOL e da CNN.

Agora, o conteúdo não volta mais para o Senado, que já participou do processo de revisão, e segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O poder executivo terá duas semanas para sancionar a proposta.

No projeto final votado, 34 propostas dos senadores foram rejeitadas. O retorno da relação de remédios com tributação menor foi uma das principais alterações realizadas.

Retirada da lista de medicamentos é demanda do setor 

Entidades do setor pleiteavam a retirada da lista de medicamentos da reforma tributária. Para o Grupo FarmaBrasil, por exemplo, a melhor solução seria de os remédios com alíquotas mais baixas serem definidos por meio de normas infralegais, como portarias do Ministério da Saúde.

Antes de passar pela câmara, o relator no projeto no Senado, Eduardo Braga (MDB), havia retirado a lista, além de definir que a relação dos itens isentos deveria ser definida em lei complementar.

Em matéria divulgada pela CNN na última segunda-feira, dia 16, o presidente-executivo da entidade, Reginaldo Arcuri, já desenhava um cenário preocupante caso a lei complementar não fosse aprovada. “Essa situação agravaria o custo desses produtos no varejo, prejudicando diretamente os pacientes que dependem desses tratamentos e comprometendo o acesso a medicamentos e possivelmente aumentando a judicialização e sobrecarregando o SUS”, alertou.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress