Associação entrou em declínio no último ano, perdendo clientes e membros – Foto: Canva
Um anúncio próximo deve decretar o fim da BRCann, segundo apurações da colunista Anita Krepp, do portal Poder360. De acordo com a reportagem, a Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides (BRCann) começou a perder forças no ano passado, caminhando lentamente até o cenário atual.
O início do declínio coincide com a troca no comando da instituição, que deixou de ser liderada pelo jornalista Tarso Araújo e foi assumida por Bruna Rocha.
Problemas com os clientes aceleraram o fim da BRCann
A alteração na direção não foi o único problema da entidade, que chegou a representar mais de 23 empresas em maio do ano passado. A nova gestão optou por trabalhar prioritariamente com o lobby pela cannabis nas farmácias, afastando aqueles associados que atuavam por importação respaldada pela RDC 660.
Esse desalinhamento gerou um clima de disputa, que passou a tomar conta das reuniões e incendiar brigas e discussões entre os membros. O atual momento também dificultou as conversas, já que a Anvisa está revisando as normas estabelecidas pela RDC 327, que autoriza a venda de produtos à base de cannabis nas farmácias brasileiras.
Grupo tinha cerca de 5% das ações, e agora tem 11% – Foto: Divulgação
A porcentagem do capital da Hypera controlado pelo Grupo Votorantim cresceu recentemente, após a companhia adquirir mais uma fatia e intensificar seus investimentos no setor de saúde, saindo de 5,6% para 11%. As informações são do Estadão.
Junto ao anúncio da compra a companhia confirmou que finalizou um acordo com os atuais controladores para eleger dois representantes para o conselho de administração. A decisão será oficializada na assembleia anual de acionistas, realizada em 25 de abril.
João Schmidt, presidente da Votorantim S.A., e Cláudio Ermírio de Moraes, acionista do grupo, são os dois nomes mais bem cotados no momento. “Vamos dar todo apoio necessário para a gestão da Hypera”, declarou o primeiro.
Capital da Hypera sofre com especulação de aquisição
Unidade já é responsável pela demanda nacional, além de suprir outros 70 países / Foto: Canva
Até 2028, a Novo Nordisk investirá R$ 6,4 bilhões em sua operação brasileira. A planta de Montes Claros (MG) terá capacidade de produção ampliada das enzimas utilizadas na produção de insulina das canetas injetáveis Ozempic e Wegovy. As informações são do Valor Econômico.
O aporte foi anunciado na manhã desta segunda-feira, dia 7, em evento que contou com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, o ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin. Segundo Lars Fruegard, CEO da farmacêutica, esse é o maior investimento destinado pelo laboratório para a região.
Já a vice-presidente corporativa da afiliada no Brasil, Isabella Wanderley, destaca a importância da unidade. “Cerca de 25% das exportações de medicamentos do Brasil são da Novo Nordisk”, afirma. Na cidade, a companhia produz o suficiente para suprir a demanda nacional e ainda enviar produtos para outros 70 países.
Montes Claros recebe segunda leva de investimentos da Novo Nordisk
Em setembro do ano passado, a Novo Nordisk já havia anunciado um investimento de R$ 500 milhões na unidade de Montes Claros. Na época, o objetivo era expandir a produção das enzimas utilizadas na formulação dos medicamentos análogos de GLP-1.
Agora, o aporte bilionário mira uma expectativa de crescimento na demanda por esses remédios, mesmo com o fim da patente do Ozempic em 2026. “Fizemos uma submissão para à Conitec para inserir o Wegovy no tratamento de pacientes com obesidade e histórico de doenças cardiovasculares”, argumenta Isabella.
Farmacêutica conquistou aprovação para insulina semanal
Começando um 2025 movimentado, há um mês, a Novo Nordisk comemorou a aprovação pela Anvisa de sua insulina semanal. A informação foi confirmada em primeira mão durante um almoço com a imprensa, no qual o Panorama Farmacêutico esteve presente. A Icodec ainda precisa ter seu preço definido pelo CMED.
Bom resultado auxilia em plano de expansão – Foto: Divulgação
As Rodadas de Negócios das Farmácias Associadas estão se confirmando um sucesso, movimentando R$ 54,8 milhões em transações diretas com a indústria.
Trata-se do maior faturamento já registrado nos Business Meetings da marca, evento que reúne fornecedores e associados promovendo condições exclusivas e competitivas antes da alta anual de medicamentos.
A edição de março, realizada em Campo Grande (MS), marcou a estreia da rodada de negócios na região centro-oeste, com um faturamento de R$ 13,7 milhões, superando a meta inicial de R$12 milhões. Já em Porto Alegre, a 10ª edição do evento realizado no último dia 25, alcançou os R$4 1,1 milhões, um aumento de 14,5% em relação ao ano anterior.
“A Business Meeting proporciona aos participantes a oportunidade de adquirirem itens a preços vantajosos, com condições de pagamento flexíveis, o que fortalece a posição dos associados no mercado e ainda possibilita que possam oferecer aos clientes produtos com valores mais competitivos”, afirma Ben Hur Jesus de Oliveira, presidente das Farmácias Associadas.
Expansão das Farmácias Associadas aposta em força do modelo
A rede busca inaugurar 300 lojas ainda em 2025, alcançando a marca de 2 mil PDVs em todo o país. Estimativas internas ainda apontam para um crescimento de 10% no faturamento e uma geração de mais de 12 mil empregos de forma direta ou indireta.
“Nós apresentamos um modelo que agrega pequenas e médias empresas independentes. Ele não só estimula os negócios individuais, mas também garante que a diversidade e a acessibilidade no setor farmacêutico sejam mantidas, beneficiando toda a sociedade ao promover uma concorrência justa”, explica o executivo.
A Lolly Brasil amplia sua linha de produtos com a RespireBem Lolly Kinddy, desenvolvido para facilitar a higiene nasal de bebês e toda a família. A nova coleção reúne itens essenciais para o dia a dia, proporcionando mais conforto e bem-estar.
Nova família Lolly Brasil reúne quatro soluções
A Lolly Brasil reuniu quatro soluções nessa nova família de aliados em favor da higiene nasal.
Seringa de lavagem nasal
Projetada para remover secreções e proporcionar alívio imediato, a seringa contribui para uma respiração mais tranquila, melhorando o sono e a alimentação. Seu design inclui uma base que a mantém em pé, além de um copo translúcido para dosagem precisa e uma ponta de silicone suave
Frasco de Lavagem Nasal
Com formato anatômico, o frasco de 250 ml facilita a higienização das vias respiratórias. Conta com um bico de silicone macio e válvulas que regulam o fluxo e tornam mais prática a aplicação do soro fisiológico
Respirador Nasal 2 em 1
Indispensável para aliviar a congestão nasal em bebês. Seus bicos anatômicos se ajustam a qualquer narina, garantindo uma higienização mais rápida e eficiente
RespireBem – Aspirador Nasal por Sucção
Ideal para desobstruir as vias respiratórias, permite que a sucção seja feita pela mãe ou cuidador. Disponível em duas versões, conta com pontas macias e anatômicas, além de um retentor de segurança. Sua tecnologia dispensa o uso de filtros, tornando a utilização mais prática
A CEO Kelly Rezende: com mais de 450 farmácias, companhia quer replicar estratégia de crescimento adotada no Sudeste | Foto: Divulgação
O Grupo AMR Saúde, responsável pelas bandeiras Drogaria Americana, Farma Justa e Poupe Já, quer ampliar seus horizontes. Após conquistar forte presença no Sudeste, de onde é originária, a varejista direciona agora seu olhar para o Nordeste.
Das 100 inaugurações previstas para este ano, 70 têm a região como palco, sendo que os estados da Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco estão entre os mais estratégicos. “Focamos em cidades de 50 mil a 100 mil habitantes”, afirma a CEO Kelly Rezende. O movimento demandará R$ 40 milhões de investimentos.
Em quase 18 anos de história, a companhia soma mais de 450 farmácias, espalhadas por nove estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além do Distrito Federal.
Os bastidores da expansão do Grupo AMR Saúde
Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, Kelly revelou mais detalhes de como o AMR Saúde deseja ganhar o mercado nordestino. “Já fizemos nosso nome nas praças em que atuamos, mas agora o desafio é diferente. Por isso, nosso presidente Jeefferson Reis, abrirá lojas próprias do grupo como nosso cartão de visita”, revela a CEO. A companhia também já conta com uma equipe de expansão dedicada exclusivamente ao Nordeste.
Outro projeto que a varejista colocará em prática será a inauguração de uma sede administrativa em Recife (PE). “Precisamos estar perto dos franqueados, entender a realidade e os desafios do mercado local. Por isso tomamos a decisão de termos um escritório na região”, explica.
Rede já inaugurou 14 PDVs neste ano
Das 100 farmácias previstas para 2025, no primeiro trimestre, o AMR Saúdejá inaugurou 14 unidades, das quais metade está no Nordeste. “Já fincamos bandeira em sete municípios entre Pernambuco e Rio Grande do Norte”, comemora a executiva.
Com foco na conversão de bandeira, o grupo almeja levar uma gestão mais profissionalizada para o varejo independente. “Nosso objetivo é criar um ecossistema sustentável no setor farmacêutico. Queremos nos tornar parceiros do pequeno e médio gestor, mostrando como a entrada em uma franquia pode garantir mais competitividade e sustentabilidade para o negócio”, afirma Reis.
Márcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
As dez maiores farmacêuticas do Brasil cresceram dois pontos percentuais acima da média do setor em 2024, ampliando a concentração de mercado. Juntas, essas empresas movimentaram R$ 111,7 bilhões com vendas para farmácias, o que equivaleu a um avanço de 13,6% sobre 2023. O volume de negócios dos mais de 440 laboratórios em atuação no país teve alta de 11,6%.
De acordo com os dados da Close-Up International, as representantes do top 10 somam 48,6% do montante total de R$ 229 bilhões. Em 2023, perfaziam 47,7% do faturamento geral. A liderança segue nas mãos do Grupo NC, controlador da EMS e que totalizou receita de R$ 26,4 bi. Porém, a companhia teve incremento abaixo de dois dígitos – 9,6%.
A então vice-líder Hypera também teve evolução mais tímida, com alta de 7,3%, e viu a Eurofarma pular para a segunda posição. Esta, por sua vez, foi uma das que apresentou a maior alta em 2024. A receita aumentou 22,4%, abaixo apenas do desempenho do Grupo Cimed e da Novo Nordisk, ambas com percentual de 23,2%.
As dez maiores indústrias farmacêuticas do Brasil (faturamento em bilhões de R$ no ano passado)
Fonte: Close-Up International
Maiores farmacêuticas do Brasil de olho em expansão de portfólio
A concentração de mercado das maiores farmacêuticas do país é um processo histórico na visão do diretor-geral da Close-Up International no Brasil, Christian Becker. “Mas nos últimos anos, o varejo farmacêutico está mirando a expansão de portfólio para turbinar as vendas. As empresas que ocupam a dianteira identificaram que podem proporcionar essa demanda”’, frisa.
A ampliação do sortimento favorece ambos os lados. A indústria ganha competitividade e aumenta seu share, oferecendo também melhores condições de negociação para o varejo. Para as farmácias, a elevação do tíquete médio do consumidor contribui para resultados mais consistentes. ’’A tendência entre laboratórios é aumentar a briga por carteiras de clientes’’, avalia.
Fusões e aquisições na indústria podem alterar cenário
Outro movimento que pode levar a mudanças nesse cenário são as fusões e aquisições que vêm ocorrendo no setor. A mais recente movimentação envolveu a Eurofarma, que comprou 60% de participação na Dermage. Segundo Becker, embora o custo de financiamento no país esteja elevado, operações desse tipo serão cada vez mais frequentes. ‘’É complementação de portfólio com empresas crescendo em determinados nichos’’, frisa.
A busca por diversificação de itens nas gôndolas é verificada em todos os grandes players da indústria. “O lançamento de um medicamento exclusivo, como fez a Novo Nordisk com o Ozempic, acaba criando uma reserva de mercado, seja pela questão da patente, seja pela complexidade de produção do fármaco’’, pontua.
Farmácia Popular impulsiona fabricantes de medicamentos
As medidas governamentais em relação ao Programa Farmácia Popular, que ampliou as categorias de medicamentos de distribuição gratuita nos PDVs, foi outro fator que deu impulso a alguns laboratórios. “Em situação parecida estão os fabricantes de genéricos, mais baratos, mas que ainda entregam uma boa margem ao varejo’ e para os quais parte da população vem dando preferência”, acrescenta.
O advento de nichos como nutracêuticos, fitoterápicos, suplementos e vitaminas contribui para dar mais vigor à corrida pela atenção do shopper. Adicionalmente, indústrias de itens de consumo, cujos produtos eram mais direcionados a supermercados, já respondem por 32% das vendas totais em farmácias. Entre elas, Coca-Cola, Unilever e Procter & Gambler.
Decisões de investimentos seguem dinâmica do varejo farma
O consultor independente Cesar Bentim destaca que oito dos dez laboratórios da listagem são nacionais. “Além disso, as farmacêuticas que avançam a dois dígitos estão fazendo um bom trabalho de conjugação da inteligência competitiva e gestão acurada do portfólio, com aposta em medicamentos e produtos inovadores’’, ressalta.
Sobre a troca de posições no ranking, Bentim evita fazer análises generalizadas. “A Cimed, por exemplo, tomou a quinta colocação do Aché, mas as companhias não disputam o mesmo nicho. Na primeira, o forte são os não medicamentos, como a linha Carmed, de hidratantes e protetores labiais. Já no Aché, 80% dos itens são de prescrição médica”, observa.
Para o especialista, no entanto, a tendência futura é que alguns players do grupo de elite desacelerem, enquanto outras empresas de fora do top 10 ganhem espaço. Ele atenta especialmente para os avanços da Sandoz e da Geolab, respectivamente de 20,7% e 17,7%.
O Panorama Farmacêutico estreia neste mês de abril uma seção dedicada aos Especialistas do varejo farmacêutico. Com esse novo projeto, o portal avança mais um passo no propósito de conectar os principais atores do mercado e fomentar o desenvolvimento setorial.
A coluna contará com nomes de referência no mercado, selecionados por um rigoroso processo de curadoria do portal. O espaço representa uma oportunidade para gestores de farmácias independentes e de redes regionais terem acesso a um atendimento personalizado. A interação ocorrerá por meio de sessões online previamente agendadas e terá caráter estritamente de orientação.
Os consultores ainda assinarão artigos e participarão de entrevistas em formato de podcasts e videocasts, bem como tirar dúvidas dos empresários em webinars exclusivos conduzidos pela equipe de redação. “Será uma autêntica clínica para sanar as principais dores que cercam o dia a dia do varejo farmacêutico, incentivando a transmissão de conhecimentos e elevando os negócios do setor a um outro patamar”, enfatiza Paulo Piratininga, publisher do portal.
Especialistas do varejo farmacêutico terão exclusividade em suas áreas
Cada um dos especialistas do varejo farmacêutico terá exclusividade em suas respectivas áreas de atuação. “São temáticas muito associadas à transformação radical por que vêm passando as farmácias nos últimos anos, que envolvem novas tecnologias e estratégias para reter consumidores cada vez mais exigentes”, reforça Piratininga.
Head comercial e de soluções da Interplayers, que agrega a plataforma Clinicarx, onde atua como head de serviços de saúde e novos negócios. Acumula 16 anos de experiência no canal farma, com passagens pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e pelos conselhos regionais da categoria em São Paulo e no Rio Grande do Sul
Engenheiro, especialista em varejo, tecnologia e indústria 4.0, vive entre a Europa e o Brasil em busca de novas tecnologias que possibilitam maior agilidade e produtividade aos gestores do varejo. Trabalha com automação para farmácias desde 2022
Monica é vice-presidente da Retail Farma Brasil, plataforma de educação e desenvolvimento profissional focada em lideranças e executivos do varejo. A empresa conta com cursos e treinamentos para todos os eixos do canal farma
Fundador do Grupo Hiper Saúde, primeira farmatech do Brasil dedicada a transformar o varejo farmacêutico por meio da inovação e da tecnologia. Há mais de 14 anos, identificou uma oportunidade no setor e deu início à sua jornada empreendedora com a fundação da RM Farma, conectando os principais players da indústria, distribuição e varejo
O CEO da Proffer auxilia empresas na implementação de inteligência artificial nos processos de precificação de seus produtos, apostando em tecnologia e gestão de dados
Especialista em TI e gestão empresarial, constituiu há dez anos a Procfit, que atua na adoção de sistemas de gestão e automação comercial para distribuidoras e redes de farmácias
O texto de autoria da Câmara dos Deputados seguiu para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde foi aprovado e recebeu um parecer favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Seus próximos passos envolvem análises na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Farmacêuticas beneficiadas deverão comprovar a fabricação no país por meio de registro no laudo de inspeção realizada pelo órgão sanitário competente, apresentar certificado de boas práticas de fabricação fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou por outro órgão competente, além de demonstrar que o fármaco tem a qualidade exigida.
Laboratórios públicos deverão seguir uma lista de critérios de desempate
Caso mais de uma farmacêutica brasileira chegue ao final da competição em termos semelhantes, terá prioridade aquela que realizar no Brasil o maior percentual de integração do processo produtivo. Os critérios de desempate são baseados no uso de mão de obra e na adição de valor agregado em território nacional.
“A medida é especialmente relevante em um contexto de crescente preocupação com a autossuficiência em insumos estratégicos para a saúde, notadamente para o fornecimento para o Sistema Único de Saúde, que serve à maioria da população e é abastecido também pelos laboratórios farmacêuticos públicos”, argumenta Zenaide.
Acompanhando a crescente busca por produtos voltados ao bem-estar e saúde mental, a Epilê apresenta os Body Splashes Serotonina e Melatonina. Os lançamentos foram desenvolvidos com fragrâncias enriquecidas por óleos essenciais, que proporcionam experiências sensoriais revigorantes e relaxantes.
Embora não contenham serotonina ou melatonina em suas composições, as fórmulas foram criadas para estimular sensações similares. O Body Splash Serotonina combina óleos essenciais de mandarina, limão siciliano e cedro, ingredientes conhecidos por promover energia e bom humor. É ideal para uso diurno, especialmente após o banho.
Já o Body Splash Melatonina reúne óleos essenciais de lavanda, camomila e patchouli, que contam com propriedades calmantes. Indicado para uso noturno, pode ser aplicado no corpo, roupas ou mesmo na cama, tornando-se um aliado perfeito para um ritual relaxante antes de dormir
Sistema de distribuição: sistema próprio de distribuição Gerente de produtos: Tatiana Tamara – (11) 3050-3830, ramal 120/121