As 70 redes associativistas da Febrafar atingiram a marca de R$ 36,9 bilhões em vendas ao consumidor em 2024. O segmento lidera o crescimento percentual do varejo farmacêutico. As redes associativistas da Febrafar mantêm mais de 17.195 PDVs em mais de 3,5 mil municípios brasileiros e estão entre as que menos fecham lojas.
Crescimento por canal (vendas em bilhões de R$ e aumento em %)
Fonte: Close-Up International
Índice de fechamento de lojas por canal (% sobre total de PDVs abertos em 24 meses até out/24)
Atenta às manchas na pele e à hiperpigmentação como problemas recorrentes no Brasil, a Cetaphil lança a coleção Healthy Radiance, com quatro produtos exclusivos.
A linha facial Cetaphil Healthy Radiance combina ativos poderosos para promover mais luminosidade, uniformização do tom de pele e combate às manchas escuras. Seu diferencial fica por conta da tecnologia Gentlebright, que combina niancinamida e lírio do mar, impedindo a adesão de partículas poluentes. O sérum também conta com vitamina C, que tem ação antioxidante e, juntamente com os demais ativos, garante 21% de proteção contra estresse oxidativo causado pela luz azul das telas de aparelhos eletrônicos.
Conheça mais detalhes sobre a nova coleção contra manchas na pele
Cetaphil® Healthy Radiance Sabonete de Limpeza Facial Cremoso Antimanchas 100g:
Em estudo realizado com pacientes, 85% perceberam um brilho saudável da pele e 76% notaram que a textura cremosa do produto se transforma em espuma quando diluído com água
Cetaphil® Healthy Radiance Gel de Limpeza Esfoliante Antimanchas 100ml:
Purifica e renova a textura da pele. De acordo com estudo feito pela marca, após 28 dias de uso do produto, a pele apresenta 59% menos poros visíveis
São sete benefícios em um único produto. Reduz manchas escuras causadas pelo sol e pelo envelhecimento, uniformiza o tom de pele, melhora as linhas finas, aumenta a luminosidade, deixa a pele fresca e descansada, melhora a hidratação, e ilumina a pele
Com ação visível em até quatro semanas, diminui as manchas escuras causadas pelo sol e pelo envelhecimento, apresentando um glow logo pela manhã
“Esses lançamentos refletem o compromisso da Galderma de oferecer soluções de alta qualidade em dermatologia, além de atender a um grupo que vem ditando tendências – a geração Z. Nossas pesquisas apontam um grande aumento na busca por skincare e em termos como glass skin e efeito glow”, destaca Fernando Lopes, diretor de skincare dermatológico e dermatologia terapêutica da Galderma no Brasil
Sistema de distribuição: sistema próprio Gerente Nacional de Vendas: Flávio Paiva – flavio.paiva@galderma.com
A rede de Farmácias São João acaba de lançar a plataforma de soluções financeiras Realbem. O aplicativo foi criado para transformar a experiência de compra dos clientes e facilitar o acesso ao crédito de forma segura, ágil e personalizada.
Com mais de 10 milhões de consumidores atendidos mensalmente, a São João, a ferramenta reúne funcionalidades completas em um só lugar. Ela já está disponível em todas as quase 1.200 lojas da rede no Sul do Brasil, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Desenvolvemos o Realbem para facilitar a vida dos nossos clientes e ampliar suas possibilidades de compra. O app é simples, intuitivo e reúne tudo o que o consumidor precisa para gerenciar seu crédito com segurança e agilidade”, destaca João Pedro Brair, diretor da plataforma.
Benefícios da plataforma de soluções financeiras
Com poucos toques na tela, o cliente pode simular seu limite, contratar crédito pessoal, acompanhar faturas, controlar parcelas e acessar ofertas exclusivas em produtos e serviços das lojas credenciadas.
Compras em até 6x sem juros ou parcelamento em 8x ou 10x com condições especiais (crédito sujeito a análise)
30 dias para começar a pagar
Condições e ofertas exclusivas nas lojas São João
Acompanhamento em tempo real das compras e da saúde financeira
Descontos especiais todos os dias
“Com o Realbem, a São João expande seu papel no dia a dia dos clientes, oferecendo muito mais que produtos farmacêuticos: uma solução completa de crédito e relacionamento”, ressalta Brair.
Henio Grasso Jr., da MasterFarma: “programa contribui para a digitalização das lojas e para tarefas como gerenciamento por categorias” | Foto: Divulgação
Com mais de 1 mil pontos de venda e atuação em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, a MasterFarma é a primeira rede do setor a aderir ao Farmácias Digitais. Trata-se de um ecossistema desenvolvido pelo GrupoSC, que tem como objetivo fortalecer o varejo farmacêutico por meio da digitalização das lojas.
“Essa é uma transformação acelerada pela pandemia e que traduz um cenário no qual as vendas online, impulsionadas pelo e-commerce, marketplace e aplicativos, seguem em constante crescimento”, aponta Jorge Luis Antunes, gerente comercial de canais digitais do GrupoSC. “Paralelamente, a oferta de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos consumidores no ambiente físico das farmácias tornou-se um diferencial competitivo essencial”, acrescenta.
Para Henio Grasso Jr., diretor de marketing da MasterFarma, o ecossistema de soluções vem ao encontro das necessidades da maioria das farmácias. O programa contribui para a digitalização das lojas e também para tarefas como o gerenciamento por categorias e a própria gestão do PDV. “A rede decidiu firmar essa parceria porque o GrupoSC preza pelo varejo como um todo e essa preocupação de manter a operação da farmácia saudável foi o que mais nos chamou atenção”, comenta.
Jorge Luis Antunes, do Grupo SC: “oferta de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos consumidores tornou-se um diferencial competitivo essencial”
Vantagens da MasterFarma com o ecossistema Farmácias Digitais
A proposta do programa do qual a MasterFarma passou a fazer parte é ofertar um conjunto de ferramentas e funcionalidades desenvolvidas por startups para auxiliar as farmácias no processo de digitalização. Um exemplo é a inclusão no marketplace do Farmácias App e um site próprio pela plataforma Farmácias Ecommerce, que disponibiliza um canal de vendas adicional para unidades que ainda não tinham visibilidade digital.
Agrega também a expansão da gôndola física no mundo digital por meio do Docas Virtuais, que permite à farmácia utilizar os estoques das distribuidoras SantaCruz e Panpharma como extensão do seu mix. Além disso, ajuda na composição de um planograma digital, o que possibilita trabalhar o mix e a exposição adequada dos produtos na gôndola física.
Outra vantagem é que o ecossistema engloba recursos que monitoram as gôndolas por meio de uma câmera exclusiva. A ferramenta interpreta as fotos e utiliza inteligência artificial para orientar o time da farmácia, além de colaborar na reposição automática de produtos.
O ecossistema também integra um serviço de marketing digital, que faz uso de IA para personalizar os conteúdos e postagens nas redes sociais; e sites buscadores em nome da farmácia, operados por meio da parceria com a Meta e o Google. Também estão disponíveis os serviços do Banco SC, para os lojistas que precisam de um apoio financeiro para investimentos.
“Para a farmácia que adere ao conjunto completo de soluções e, portanto, digitaliza todos os seus canais de contato com o consumidor, o investimento é praticamente inexistente. Trata-se de uma pequena taxa sobre o sucesso das vendas”, explica Antunes.
Adesão
“A MasterFarma está fechando o contrato pela visão que temos da necessidade de rápida implementação dessas ferramentas. O próximo passo é elaborar um cronograma, por meio do qual cada loja passará a ter acesso a todas as soluções disponíveis”, detalha Grasso.
“De modo colaborativo, estamos realizando a implementação completa do projeto para as farmácias da rede, com um cronograma por regiões, o que nos proporciona mais segurança na hora de fazer os investimentos”, acrescenta Antunes.
Aumento nas vendas
Quando a farmácia faz a adesão a esse projeto, ela passa a contar com a estimativa de aumentar suas vendas em torno de 35% nas categorias trabalhadas. Outro benefício é que aumenta significativamente a presença em todos os canais de vendas, melhorando a experiência do consumidor final, que começa a ter acesso a promoções e campanhas exclusivas da indústria.
“Isso permite que a farmácia tenha melhores condições e sortimento a oferecer para seus consumidores, em diversos canais, o que a deixa muito mais competitiva e melhora sua rentabilidade”, ressalta Antunes.
“A ideia é que as farmácias associadas à MasterFarma sejam competitivas a ponto de fazer frente a todos os players do mercado, fortalecendo tanto a operação digital quanto a física. E o ecossistema Farmácias Digitais engloba todos esses aspectos”, enaltece Grasso.
Expectativa
A expectativa do Farmácias Digitais é chegar a 11 mil drogarias participando do projeto até dezembro deste ano e atingir 20 mil em dezembro de 2026. “Iniciando com a MasterFarma, sabemos que boa parte dos nossos objetivos para este ano estão atingidos”, considera Antunes.
“Nossa expectativa é digitalizar as farmácias associadas cada vez mais, fazer com que todas sigam uma programação visual, tenham um sortimento, um mix e precificação adequados. E queremos fortalecer a atuação dos PDVs no mundo digital, com um e-commerce competitivo”, completa Grasso.
Como funciona o programa
O Farmácias Digitais é um ecossistema que conecta farmácias e indústrias a consumidores em todo o Brasil, digitalizando o varejo farmacêutico com soluções de marketplace, site e-commerce, logística eficiente, estoque estendido, publicidade e inteligência de trade. Com mais de 4 mil farmácias parceiras, a plataforma oferece um modelo inovador para ampliar vendas e otimizar operações.
Entre suas principais soluções estão a TX4 Shelf Cam, que utiliza inteligência artificial para gestão de estoque, e um sistema de logística que garante entregas em média de 33 minutos. Além disso, conta com investimentos estratégicos em publicidade digital para aumentar a visibilidade das farmácias participantes.
Pronunciamento contrário foi solitário – Foto: Divulgação
A última reunião do conselho da Hypera, realizada na última sexta-feira (25), marcou o retorno de João Alves de Queiroz Filho, ou Júnior, como é mais conhecido, à cúpula de administração da companhia. Dois conselheiros do grupo Votorantim também assumiram posições durante o encontro. As informações são do Pipeline.
A volta do executivo, afastado desde 2022, foi contestada por Renato Chaves, acionista minoritário e especialista em governança corporativa. O protesto foi lido durante o encontro e se baseia na suposta violação do artigo 147-§3º da Lei 6404/76, que exige reputação ilibada para candidatos ao cargo.
A irregularidade apontada pelo executivo é referente ao processo judicial e ao acordo administrativo na CVM sobre operações fraudulentas para viabilizar pagamentos de propina quando Júnior exercia o cargo de presidente do conselho de administração da Hypera. Essas operações teriam ocorrido entre os anos de 2010 e 2015.
Em 2022, ano de seu afastamento, Júnior firmou um acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União, onde se responsabilizou a pagar uma multa de R$ 1 bilhão.
Já nesse ano, recorreu ao STF para tentar reduzir o valor da pena, chegando a um compromisso com o CVM para o pagamento de R$ 12,5 milhões entre os executivos da Hypera, com o acionista majoritário sendo responsável por R$ 10 milhões.
“Tal acordo, ainda que possa ser visto como uma solução definitiva do caso na esfera administrativa, não eliminou enormes danos à imagem do conselheiro e principalmente da empresa”, avalia Chaves.
Com mais de 25 anos de experiência nos canais farma e alimentar, Robson Xarelli assume o posto de gerente comercial de negócios de nutrição e bem-estar no Grupo Piracanjuba. O executivo assume o cargo após deixar a WP Lab, onde atuava como gerente nacional de vendas.
Formado em publicidade e propaganda pela Unip, tem em seu currículo passagens por grandes empresas como Colgate, L’Oréal, Grupo Boticário, Reckitt, Duratex e Kenvue.
Projeto permite que distribuidoras aprendem com erros e acertos de companhias parceiras – Foto: Divulgação
A mais recente visita técnica da Integração Farma levou seus associados às
sedes de três empresas em Divinópolis (MG), incluindo uma distribuidora e
duas fornecedoras. O programa, que está em sua terceira edição, tem como
principal objetivo a integração entre os associados e a troca de experiências,
para que cada participante possa visualizar as melhores práticas, avaliar e
aplicar, também, nas suas respectivas distribuidoras.
Os membros da entidade visitaram, entre os dias 24 e 25 de abril, as operações da distribuidora Divimed, da farmacêutica Farmax e da indústria de derivados de mel Napillus.
Associados na sede da Napillus – Foto: Divulgação
“Os participantes têm a oportunidade de trocar experiências, aprender com erros e acertos já praticados e isso contribui para um processo contínuo de aprimoramento de todos os participantes”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo, ao explicar a importância do movimento.
Participantes avaliam visita técnica da Integração Farma
“Nossa visita foi uma experiência transformadora. Fomos recebidos com uma hospitalidade que ultrapassou expectativas. Nós imergimos nos bastidores da distribuição farmacêutica e aprendemos que é preciso agilidade, responsabilidade, controle de qualidade e de rastreabilidade. Também acompanhamos a logística, endereçamento de produtos e otimização de espaço e televendas. Foi enriquecedor”, comenta Vagner Brito, CEO da Distribuidora Asa Branca.
“A visita, sem dúvidas, ampliou nosso entendimento sobre o setor e nos inspirou a sempre buscar melhorias”, complementa. O executivo ainda garante que esses ensinamentos serão postos em prática em sua companhia.
De acordo com Patricia Austregesilo, presidente da Rede Integração Farma, a meta é fortalecer, cada vez mais, o distribuidor regional associado, para que ele possa agregar mais diferenciais competitivos ao seu negócio, levando tudo isso para o varejo.
Acordo de exclusividade pode facilitar terceira tentativa de negócio – Foto: Canva
A TOTVS, companhia brasileira de desenvolvimento de softwares, está novamente avaliando a compra da Linx, especialista em tecnologia para o varejo. A negociação reacende um antigo interesse da TOTVS, que já tentou a aquisição em duas oportunidades. As informações são do Pipeline.
As primeiras conversas aconteceram ainda em 2020, quando a Stone, atual dona da Linx, venceu a disputa, concluindo a compra por R$ 6,7 bilhões. Quatro anos depois, no final do 2024, a companhia foi novamente disponibilizada para interessados.
A TOTVS se fez presente nas negociações até fevereiro, quando anunciou publicamente sua desistência para evitar um leilão com Nayax, Advent e Constellation, que também estavam interessadas.
Novos termos para compra da Linx atraíram a TOTVS
Agora, em uma terceira oportunidade, Stone e TOTVS anunciaram um período de exclusividade para a negociação da transação, afastando o temor que esfriou as negociações em fevereiro. Mesmo com a assinatura desse termo, ambas as empresas ainda podem desistir da aquisição.
Fontes do mercado avaliaram que um acordo pode ser fechado por aproximadamente R$ 3,35 bilhões, valor que representa metade da quantia paga pela Stone em 2020.
Oito de 12 empresas farmacêuticas nacionais já acessaram cerca de R$ 3,5 bilhões em empréstimos do BNDES. Os recursos fazem parte de um plano de investimento que prevê a aplicação de R$ 20 bilhões até 2026 – sendo R$ 13 bilhões destinados à pesquisa e desenvolvimento, e R$ 7 bilhões à modernização da infraestrutura, como fábricas, equipamentos e centros de inovação.
“A agilidade e precisão com que o banco tem analisado as propostas das nossas associadas asseguram a previsibilidade necessária para que a indústria farmacêutica brasileira continue crescendo de forma sólida”, destaca Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, que representa as principais empresas do segmento.
“Isso é um claro reflexo de como o foco da indústria farmacêutica nacional em inovação está sendo seguido à risca, com laboratórios investindo entre 6% a 14% do faturamento líquido em P&D”, ressalta Arcuri.
Empréstimos do BNDES ressalta a importância estratégica da indústria nacional
Os investimentos na construção e expansão de fábricas que já haviam sido iniciados tiveram continuidade no ano passado. “Para 2025 nós, certamente, vamos ter um conjunto muito importante desses parques fabris iniciando suas operações”, afirma Arcuri.
Ele acrescenta que tem ficado cada vez mais evidente a importância estratégica da indústria brasileira para o país. Prova disso foram as visitas do presidente Lula nas inaugurações das plantas da Biomm e da EMS e da Ministra da Ciência e Tecnologia à Libbs em 2024.
“Me arrisco a dizer que a Indústria farmacêutica nacional está se caracterizando como uma espécie de “nova Embraer”, reconhecida pela sua qualidade mundial e instalando modernas plantas e centros de P&D não só na América Latina, mas em vários países do Hemisfério Norte, como Canadá, Servia e Itália”, ressalta Arcuri.
Atualmente, as farmacêuticas do Grupo mantêm 29 fábricas e sete centros de P&D distribuídos pelo país. O Brasil ocupa a oitava posição no ranking global do mercado farmacêutico e concentra 47% do setor na América Latina.
Só em 2024, o mercado de varejo de medicamentos no país movimentou R$ 115,5 bilhões — alta de 11% em relação ao ano anterior. As associadas do Grupo FarmaBrasil respondem por 39% desse montante.
Edifício do Associativismo: o novo hub de negócios do mercado farmacêutico / Foto: Divulgação
O mercado farmacêutico brasileiro acaba de ganhar um novo centro estratégico de conexões e oportunidades: o Edifício do Associativismo. Inaugurado no começo do mês pela Febrafar e pela Farmarcas, o novo espaço chega como um verdadeiro hub de negócios, voltado para indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços.
Com salas de reunião, auditório e diversos espaços colaborativos, o prédio tem como propósito impulsionar a transformação do mercado, gerando valor para todos os envolvidos. A proposta é promover interações estratégicas, onde todas as partes do mercado farmacêutico podem se conectar, colaborar e criar oportunidades de negócios sustentáveis.
A Febrafar, com suas 70 redes e 17.000 lojas, e a Farmarcas, com 1.680 lojas e 11 redes associadas, tornam-se protagonistas desse movimento, oferecendo um espaço físico que vai além do tradicional.
“Este edifício será muito mais do que um local de encontro para nossos associados. Será um centro de negócios, uma plataforma para todos do mercado farmacêutico trocarem ideias, fecharem parcerias e avançarem juntos,” afirma Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas.
O projeto foi estruturado a partir da locação de um prédio como monocondomínio, com 13.500 m² de área total e 8.600 m² de área de carpete, localizado em frente à estação Santa Cruz, do Metrô de São Paulo (SP).
Edifício do associativismo busca fortalecer a colaboração estratégica no setor
Com um modelo de negócio cada vez mais voltado para parcerias de longo prazo, o novo espaço surge para potencializar as relações entre as farmácias independentes e os demais elos da cadeia farmacêutica.
“Nos últimos anos, as parcerias comerciais no varejo farmacêutico passaram por uma verdadeira transformação. O que antes era uma relação transacional, focada apenas no maior desconto, agora se tornou uma aliança estratégica, em que todos crescem juntos. O Edifício do Associativismo é a materialização desse novo modelo de colaboração no mercado farmacêutico,” completa Karen Corridoni, diretora comercial da Febrafar.
Espaço aberto ao mercado
Mais do que um centro de trabalho para as redes associadas, o local foi concebido para abrir suas portas para todo o mercado farmacêutico. As 105 salas de reunião e o auditório para 250 pessoas estarão à disposição de indústrias, distribuidores e prestadores de serviços para promover workshops, treinamentos e reuniões estratégicas.
“O novo espaço surge para estimular a inovação no setor e facilitar a criação de soluções conjuntas que impactem positivamente o mercado. O objetivo é criar um ambiente onde a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento possam ser facilitados, beneficiando todos os envolvidos,” afirma Fábio Chacon, diretor comercial da Farmarcas.